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ERUDITO
Com duração de três horas, montagem da adaptação de Verdi, baseada na peça de Shakespeare, estréia no Municipal carioca
Rio vê versão integral de "Macbeth" em ópera
LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO
Foi o cenógrafo Hélio Eichbauer
quem alertou Sérgio Britto: "Você
sabe o que estamos fazendo? Uma
ópera expressionista". O diretor
já intuía isso, mas ainda não tinha
aplicado o adjetivo às suas idéias
sobre "Macbeth", a ópera de Giuseppe Verdi, baseada na peça de
Shakespeare, que estréia hoje no
Teatro Municipal do Rio.
"A minha encenação é escura,
soturna, só com um farol sobre os
cantores, porque "Macbeth" é o
nosso lado tenebroso, aquele que
precisamos esconder. Nada na
montagem é realista. Tudo é estranho", afirma ele.
Depois do alerta de Eichbauer,
Britto, 81, foi encontrar em Harold Bloom um ótimo apoio: no
livro "Shakespeare: A Invenção
do Humano", o crítico norte-americano diz que "Macbeth", de
1606, é a primeira peça expressionista da história. Mas, nem por isso, a opção do diretor é óbvia.
"Tenho [em vídeo] sete versões
da ópera. Nenhuma é expressionista", diz ele, dono de uma das
mais famosas videotecas do país.
Outra originalidade da nova
versão: pela primeira vez no Brasil
"Macbeth" será feita na íntegra,
com duração de três horas
-além dos 20 minutos de intervalo. A idéia foi do diretor musical
Silvio Barbato, que regerá a orquestra do Municipal. Os quatro
atos foram condensados em dois,
mas todas as árias estão mantidas.
"Normalmente, os encenadores
cortam alguns pedaços para reduzir o tempo. Mas eu acho interessante fazer na íntegra uma ópera
que é tão difícil de ver no Brasil",
opina Britto.
A ópera chegou ao Brasil em
1852, apenas quatro anos depois
de ser composta, trazida por uma
companhia italiana. É uma ópera
difícil e, na visão de Britto, inferior
a "Otelo" e a "Falstaff", outras
adaptações que Verdi fez de obras
de Shakespeare. "Verdi teve o mérito de enfrentar essa grande peça,
mexer na sua estrutura, cortando
11 personagens, e ainda manter a
história de Shakespeare."
"Macbeth nunca foi feliz. Quando se torna rei, já começa a ver o
castigo em cima dele, por causa
do que fez. Já Lady Macbeth não
tem remorsos. Ao contrário, incentiva o marido sempre a matar", diz o diretor.
A búlgara Mariana Zvetkova,
único nome estrangeiro do elenco, e Janette Dornellas atuam como Lady Macbeth. Rodrigo Esteves e Manuel Alvarez interpretam
o personagem-título. A ópera terá
sessões populares, como a do próximo domingo, Dia do Trabalho,
quando todos os ingressos custarão R$ 1.
Macbeth
Quando: hoje, 3/5 e 5/5, às 20h; dom., às
11h; 8/5, às 17h
Onde: Teatro Municipal (pça. Floriano,
s/nš, tel. 0/xx/21/2299-1717)
Quanto: R$ 1 a R$ 360
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