São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Prateleira

Circuitos internos de segurança são apenas um paliativo contra furtos em lojas varejistas. O economista Cláudio Felisoni, coordenador do Provar -Programa de Administração de Varejo, da USP, fez uma pesquisa e concluiu que boa parte dos roubos são praticados fora do alcance das câmeras de TV -pelos próprios empregados, responsáveis por 23,5% das perdas das empresas. "Eles furtam porque têm salários baixos", diz Felisoni.

A maior vítima dos furtos são os supermercados, que vêem 1,6% de seu faturamento anual ir pelo ralo. Em seguida vêm as lojas de materiais de construção, com prejuízo de 0,97%.

A pesquisa, feita em 2.400 lojas varejistas, conclui que os clientes respondem por 36,5% dos furtos do comércio.

ESPINGARDA
A CNBB estuda lançar um documento com duras críticas à aplicação dos recursos do Fundef, o Fundo de Valorização do Ensino Fundamental, que não estariam sendo utilizados, na visão da entidade, de forma satisfatória. As cifras do Fundef são bilionárias: só para o Estado de São Paulo estão previstos repasses de R$ 6 bilhões este ano.

De acordo com Luiz Antonio Amaral, da CNBB, os números estão sendo analisados com todo o cuidado, já que o documento, se lançado, poderá servir até de pretexto para o Ministério Público abrir uma ação contra o ministro da Educação, Paulo Renato Souza.

CAIXA ELETRÔNICO
A CPI do Banespa analisou com lupa as operações de diretores do banco Fator com ações do Banespa, que coordenou a modelagem da privatização do banco. Numa delas, houve ganho de R$ 1,4 milhão.

De acordo com o Fator, a maior parte das compras das ações dos diretores foram feitas em 97, quando o banco não participava da modelagem, o que só aconteceu a partir do final de 98. E vendidas em 2000, depois de concluída a privatização.

LINHA CRUZADA
O procurador Luiz Francisco de Souza, o que mais espezinha o governo, foi avisado de que seus telefones podem estar grampeados.

CHIQUES & CHIQUES
É grande o zunzum de que a Prada pode se instalar no shopping Iguatemi. Já houve conversas, mas, por enquanto, nada está definido. Os administradores do shopping trabalham para, em um ano, inaugurar uma nova ala e anunciar, de uma só vez, a abertura de lojas das principais marcas internacionais.

MINUTOS
Foi por pouco que Fabrizio, Andrea e Rogerio Fasano não foram ao encontro dos ladrões que assaltaram o restaurante anteontem. Os três estavam para chegar ao Fasano, mas foram avisados a tempo pelos funcionários, que se esconderam e acionaram os celulares.

APELIDO
Tina, a polêmica competidora do "Big Brother 2", que na verdade se chama Vanessa, adotou o apelido a pedido da Globo, para que ninguém a confundisse com a Vanessa de "BBB 1".

A Globo nega a imposição e diz que foi ela quem pediu para ser chamada assim.

FILME
Desconfiado, o cantor Roberto Carlos não deixou que seus parentes levassem para revelar um filme feito durante uma pescaria em família. Ele temia que os laboratoristas levassem cópias de fotos suas para casa.

RELIGIÃO
O ator Ravi Ramos, o Pacu de "Abril Despedaçado", decidiu, aos 14 anos, que quer ser batizado. Já escolheu os padrinhos -o cineasta Sérgio Machado e sua mulher, Olga- que aceitaram o convite de imediato. Já estão procurando igreja no Rio.

MENU
Assistente de Eric Jacquin no Café Antique, David Durand será o chef da nova casa que Francisco e Nancy Mattos abrem no segundo semestre, na rua Amauri.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

"No Retrovisor", texto teatral inédito de Marcelo Rubens Paiva, será lido hoje pelos atores Marcelo Serrado e Jairo Mattos no projeto "Dramaturgias", às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.
O grupo musical Brazilian Trombone Ensemble se apresenta hoje, às 21h, no teatro do Sesc Ipiranga.
É amanhã o show do CD "Na Galeria", do violonista, compositor e cantor Moacyr Luz, dentro do projeto "Samba Supremo - Compositor por Ele Mesmo", às 22h, no Supremo Musical.
O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, em São Paulo, recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Nacional da Qualidade por ser um dos dez melhores hospitais brasileiros, segundo a opinião dos usuários do SUS.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Decoração: Labirinto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.