São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Capitão Jack    Record, 14h20.- (Captain Jack). Inglaterra,1998, 90 min. Direção: Robert Young. Com Bob Hoskins, Sadie Frost, Anna Massey. Jack é um capitão de barco de passeio em cidade do norte da Inglaterra. Ele é fã de outro capitão, o que fundou sua cidade no século 18, e agora pretende homenageá-lo com uma placa de bronze numa ilha deserta. Todo mundo acha isso uma loucura, mas como quem faz Jack é o ótimo Bob Hoskins, todos esperam para ver no que a coisa vai dar, mesmo se tratando de um filme inglês.

Tudo por Amor   Globo, 15h35 - (Dying Young). EUA, 1991, 111 min. Direção: Joel Schumacher. Com Julia Roberts, Campbell Scott. A enfermeira Roberts vai cuidar de Campbell, jovem, belo, milionário e com leucemia. Tentativa de reviver o tipo consagrado por Roberts em "Uma Linda Mulher" (boa samaritana boa de cama), agora em outro clichê feminino (a enfermeira protetora). O filme é um prato cheio para quem gosta de chorar na frente da TV -ainda que tenha de aturar a trilha de Kenny G.

Garota Veneno   Globo, 22h25 - (The Hot Chick). EUA, 2002, 101 min. Direção: Tom Brady. Com Rob Schneider, Rachel McAdams, Anna Faris. Uma situação bastante explorada no cinema: a troca de corpos. No caso, entre uma garota malvada e um sujeito tido como perdedor. Viver com o novo corpo será um problema para ela resolver. Para o filme, mais ainda. Inédito.

Beleza Negra    SBT, 2h15 - (Black Beauty). EUA, 1994, 85 min. Direção: Caroline Thompson. Com Sean Bean, David Thewlis. Terceira (salvo erro) versão do romance juvenil de Anna Sewell, sobre as aventuras e, sobretudo, desventuras do cavalo Beleza Negra, ao longo de uma vida de vários donos, na Inglaterra do século 19.

Quem Tem Medo de Lobisomem GLOBO, 2H20 - Brasil, 1973, 90 min. Direção: Reginaldo Farias. Com Reginaldo Farias. O filme escolhido no Intercine foi "Quem Tem Medo de Lobisomem".

O Gato que Veio do Espaço   SBT, 4h - (The Cat from Outerspace). EUA, 1978. Direção: Norman Tokar. Com Ken Berry, Sandy Duncan, Harry Morgan. Espaçonave com um gato sofre acidente, forçando-o a descer na Terra, o que não é tão difícil, e a encontrar alguém que conserte sua engenhoca, o que é mais complicado. Disney, está na cara. Só para São Paulo

Pura Liberdade   Globo, 4h - (Running Free). 2000, 81 min. Direção: Serge Bodrov. Com Chase Moore, Jan Decleir, Arie Verveen. A história de um pônei que nasce em um navio de transporte alemão é cuidado num estábulo por um órfão e, ao final da 1a Guerra, escapa para a vida selvagem, em que terá como tutores um antílope e uma nativa africana. História afro-alemã escrita por roteirista americana... enfim, um filme sem cara.

TV PAGA

"Cazuza" tenta mostrar tudo sobre astro

CRÍTICO DA FOLHA

Cazuza é todo um mito. É, de certo modo, o último lampejo de nosso romantismo, o Álvares de Azevedo cujas noites de taverna, em vez de darem em tuberculose, levaram à Aids.
Não é de estranhar, portanto, o interesse em fazer um filme de natureza biográfica a seu respeito. A surpresa talvez esteja no fato de se ter encontrado um ator a caráter para fazer seu papel, na pessoa de Daniel Oliveira. E de Sandra Werneck, uma das diretoras do filme, ter se dedicado até então a assuntos mais ligeiros (e tratados com ligeireza).
"Cazuza" (Canal Brasil, 20h) foi um sucesso como Cazuza era -um nome central da geração que, à parte levantar o rock brasileiro, trouxe um ar novo ao inconformismo. O que era até então exclusivamente político ganhou tintas existenciais, afinal, o governo militar agonizava quando surgiu o Barão Vermelho. Já se pensava no que viria depois.
No entanto, onde está Cazuza? O filme tem uma ambição soviética: observá-lo desde a formação do Barão Vermelho até o final de sua vida. Não é provavelmente a melhor opção: o Cazuza final é um mártir da Aids, experimentando uma crucificação em público. Não tem a ver com o do início, o que torna o filme um tanto vago.
Mas é a opção que melhor caracteriza o filme e suas carências. Querer mostrar tudo é uma maneira de satisfazer a todos, mas também de deixar o essencial escoar. Ainda assim, é um filme que precisava ser feito. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Outro Canal - Daniel Castro: Silvio Santos tira "SBT Brasil" da faixa nobre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.