São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Morre autor de livro que inspirou "Bicho de 7 Cabeças"

DA REPORTAGEM LOCAL

Morreu anteontem, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, Austregésilo Carrano Bueno, 51, autor de "Canto dos Malditos", autobiografia que inspirou o filme "Bicho de Sete Cabeças" (2000), de Laís Bodanzky.
Segundo o Hospital das Clínicas, Bueno foi internado na última segunda, com quadro de infecção grave, e morreu no dia seguinte, devido a "complicações em decorrência da doença-base", um câncer no fígado. O corpo seria enterrado ontem, em Curitiba, onde nasceu.
Bueno escreveu "Canto dos Malditos" após ser internado pelo pai em um hospital psiquiátrico por fumar maconha, nos anos 70, e se tornou um dos expoentes da luta antimanicomial. Ele chegou a ser homenageado pela Presidência, em 2003.
O livro teve sua venda proibida, em 2002, por decisão da Justiça do Paraná, a pedido da família de um psiquiatra para quem o médico, já morto, estava sendo difamado. Em 2004, voltou a circular em nova edição, pela Rocco. Bueno é autor ainda de "Textos -Teatro", compilação de seis peças.


Texto Anterior: Raio-x do Espaço Unibanco Pompéia
Próximo Texto: Música: Wisnik e Palumbo falam sobre MPB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.