São Paulo, Sábado, 29 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

SHERLOCK HOLMES EM: O MESTRE DA CHANTAGEM
Bandeirantes, 13h. (Sherlock Holmes: The Master Blackmailer). Inglaterra, 1992, 102 min. Direção: Peter Hammond. Com Jeremy Brett, Edward Hardwicke, Robert Hardy. Sherlock Holmes (Brett) e dr. Watson são chamados a resolver caso envolvendo um chantagista que está pondo Londres de cabelos em pé. Filme de série inglesa sobre o célebre detetive. Inédito. Avaliação:.


BABE - O PORQUINHO ATRAPALHADO
Globo, 14h10. (Babe). Austrália, 1995, 94 min. Direção: Chris Noonan. Com James Cromwell, Magda Szubanski, Zoe Burton. Fábula sobre um porquinho, animal rejeitado, em que um dono, talvez lunático, vê um perfeito cão pastor. Um filme sobre a diferença -a aceitação da diferença- feito em tom de história infantil, mas que pode ser apreciado por adultos. Avaliação:


BLOODFIST - TORNEIO SANGRENTO
Record, 22h. (Bloodfist 2). EUA, 1990, 81 min. Direção: Andy Blumenthal. Com Don Wilson, Maurice Smith, Timothy Baker. Ex-lutador de kickboxe vai ao encontro de amigo que lhe pede ajuda. Mas esse amigo desaparece. Na tentativa de reencontrá-lo, nosso herói volta à ativa (havia abandonado as lutas após matar outro lutador). Avaliação:

JANTAR DE DESPEDIDA
Bandeirantes, 22h. (Au Petit Marguery). França, 1995, 90 minutos. Direção: Laurent Bénégui. Com Stéphane Audran, Michel Aumont. A última noite de atividade do restaurante parisiense Au Petit Marguery, após 30 anos de funcionamento. Os amigos dos donos vêm para o banquete. Inédito. Avaliação:


CONDENADOS À ESPERANÇA
Cultura, 22h30. Camboja, 1994, 125 min. Direção: Rithy Pahn. Com Peng Phan, Mom Soth. Agricultor trabalha duro com a sua família no cultivo de arroz, apesar de ter um de seus pés ferido. A ferida infeccionará, e ele morrerá, deixando à família a responsabilidade de dar continuidade ao seu trabalho. O drama tem relação com um mito de origem cambojano (o arroz passa a ser obtido apenas a partir do trabalho duro -algo não tão diferente assim da origem do trabalho segundo a mitologia judaico-cristã). Avaliação:


ATRAÇÃO EXPLOSIVA
Globo, 22h35. (Fair Game). EUA, 1995. Direção: Andrew Sipes. Com William Baldwin, Cindy Crawford. O filme, feito para o estrelato de Cindy Crawford, mais é um belo enterro de carreira. A começar pela história idiota da advogada perseguida por uma gangue de ex-agentes da KGB e protegida pelo tira Baldwin. Avaliação:


SHOWGIRLS
Bandeirantes, 0h. (Showgirls). EUA, 1995, 130 min. Direção: Paul Verhoeven. Com Elizabeth Berkley, Gina Gershon, Kyle MacLachlan. A ascensão de uma ambiciosa corista de Las Vegas à condição de estrela de um grande espetáculo. O filme foi muito atacado como pornográfico. Talvez seja o oposto: um filme onde as mulheres ostentam sua nudez como carapaça, num enredo que retoma as linhas gerais de "A Malvada" (1950), de Mankiewicz. Filme terrivelmente crítico das instituições norte-americanas (como Las Vegas), não agradou nada em seu país de origem e também não foi visto fora de lá. Inédito. Avaliação:


A CLASSE DO DEMÔNIO
SBT, 1h01. (Fear No Evil). EUA, 1980, 92 min. Direção: Frank Laloggia. Com Stefan Arngrim, Elizabeth Hoffman. Em 1963, nasce em Nova York garoto destinado a tornar-se, aos 18 anos, a encarnação humana de Lúcifer. Enfim, sem classe. Avaliação:

INIMIGOS, UMA HISTÓRIA DE AMOR
Globo, 2h. (Enemies, a Love Story). EUA, 1989, 120 minutos. Direção: Paul Mazursky. Com Ron Silver, Anjelica Huston, Lena Olin. Um judeu, sobrevivente do Holocausto, agora em Nova York, enfrenta problema grave: escolher entre a mulher (que o salvou), a amante e a mulher que tinha antes da guerra, e que reaparece inesperadamente. Adaptação do romance de Isaac Bashevis Singer, que vale sobretudo pela história e, no geral, resulta numa comédia dramática simpática. Avaliação:


NOITES DE NOVA YORK
Bandeirantes, 2h40. (New York Nights). EUA, 1994, 88 min. Direção: Ernert G. Sauer. Com Marilyn Chambers, Julia Parton, Susan Napoli. Três garotas em Nova York. A primeira (Chambers, ex-rainha do cinema pornô) é uma ex-modelo. As outras querem ser isso (ou algo parecido). Avaliação:


HANOI HILTON
SBT, 2h50. (Hanoi Hilton). EUA, 1987, 126 min. Direção: Lionel Chetwynd. Com Michael Moriarty, Paul LeMat. Sensacionalismo pós-Vietnã. Sessões de tortura contínuas vitimam soldados norte-americanos na penitenciária de Hoa Lo, chamada irônicamente de Hanoi Hilton. Avaliação:

TV PAGA
Cinema supranacional

da Redação

O que será brasileiro em um filme nacional? "A Ostra e o Vento" (Canal Brasil, 23h) relança essa questão que frequenta o imaginário pátrio desde os anos 20.
Walter Lima Jr. sustenta que seu filme (sobre a menina que vive em uma ilha com o pai, e que, solitária, toma o vento como amante) não pertence ao Brasil. Sua pátria seria "o cinema".
"A Ostra e o Vento" acontece em um farol que poderia estar em qualquer lugar do mundo. É um não lugar, um território de lembranças ou expectativas.
"A Ostra" investe na ausência de lugar, que se vincula a uma estética pós-moderna, onde as coisas deixam de existir como tal e passam a ser apreendidas com a mediação do próprio cinema, de seu passado. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Momento traz prosperidade
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.