São Paulo, domingo, 29 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ator de "Entourage" dirige filme sobre celebridades

Adrian Grenier, que na série é um astro consumista, critica estilo hollywoodiano

"É muito dinheiro gasto, todos tentando proteger suas imagens, você não consegue pinçar nada real", diz Grenier, sobre famosos

CRISTINA FIBE
ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

Adrian Grenier, 31, é um caso raro em Hollywood. Protagonista de uma série sobre celebridades, o ator não era conhecido há quatro anos, quando "Entourage", da HBO, começou. Tampouco o era seu personagem, Vince, também ator. Os dois ficaram famosos juntos.
Enquanto o cabeça-de-vento Vince se aventurava por filmes independentes e finalmente conseguia ser dirigido por James Cameron ("Titanic"), Grenier inaugurou uma produtora, "namorou" Anne Hathaway em "O Diabo Veste Prada" (2006), engajou-se em um programa de TV sobre consciência ambiental e, hoje, dirige um documentário sobre "fama e sociedade". "Tive uma oportunidade rara [de ser famoso em Hollywood], o que não acontece com muita gente. Apesar de, cada vez mais, os 15 minutos de fama estarem sendo distribuídos, graças ao YouTube", ri. "Mas reconheço que é fascinante, e quero dividir com as pessoas, avançar a discussão", afirma o ator a um grupo de jornalistas, em Londres.
De calça jeans, camiseta preta, barba e cabelos propositalmente desgrenhados, Grenier diz que o "mundo sofre com o excesso de relações-públicas". "É muito dinheiro gasto, todos tentando proteger suas imagens, tanto que você não consegue pinçar nada real." Por isso, decidiu dirigir um documentário que mostre os bastidores da fama em Hollywood.
Ao lado de paparazzi, fingindo ser um, ele perseguiu celebridades como Brooke Shields e entrevistou figuras como Paris Hilton para, segundo ele, mostrar um pouco da "realidade" filtrada por RPs. "Sou muito crítico, tendo a pensar demais, vejo a fama de forma mais complexa do que algumas pessoas que apenas a aceitam. Gosto de dissecar as coisas, e esse é um dos motivos pelos quais estou no projeto."
Ao contrário de Vince, que mora em Los Angeles e é cercado de parasitas -seu "entourage"-, o ator vive no Brooklyn, em Nova York, com amigos que "pagam o aluguel", e não quer parecer deslumbrado.
Mas sua maior discordância em relação a Vince é o fato de ele (o personagem) ser consumista e afeito ao desperdício. Como recomenda a atual cartilha das celebridades, Grenier é "verde", defende o ambiente, não poupa críticas ao personagem e até produz um programa para o Planet Green, novo canal 24 horas do Discovery.
"A série retrata um modo de vida que existe, e no qual muita gente se inspira, nos EUA e fora de lá: o estilo consumista. Esse é o lado negro do conto. As partes construtivas da série são os valores de amizade que os personagens têm, e a lição que o programa deixa é que o estilo superficial é passageiro. Os valores da amizade e da família são mais permanentes e desejáveis", defende.
Grenier diz ainda que "sempre tentou", em vão, que os roteiristas de "Entourage" fizessem com que Vince se tornasse "verde". "Por exemplo, [me incomoda] o fato de eles [os personagens] dirigirem um [jipe de estilo militar] Hummer: eu não gostaria que isso fosse ensinado ou promovido, mas os roteiristas, com razão, dizem "esse não é o personagem" e não mudam. Então há muita integridade na série."


A jornalista CRISTINA FIBE viajou a convite do canal HBO


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Saiba mais: Quarto ano da série tem Pollack e Shyamalan
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.