São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O verão do rock

Festival de Glastonbury reúne 180 mil pessoas sob Sol e calor na Inglaterra; Folha seleciona cinco bandas que saem como promessas para o ano

Luke MacGregor/Reuters
Público no show do australiano Rolf Harris, no Festival de Glastonbury, na sexta

CAROL NOGUEIRA
ENVIADA ESPECIAL A GLASTONBURY

Com equilíbrio entre atrações, terminou anteontem o Festival de Glastonbury, na Inglaterra, que comemora 40 anos em 2010.
Durante quatro dias, os cerca de 180 mil frequentadores (sendo 128 mil pagantes) puderam curtir shows de artistas consagrados como Snoop Dogg, Gorillaz, Shakira, Scissor Sisters, Pet Shop Boys e Stevie Wonder.
Apesar de ter grandes nomes, a escalação do festival privilegiou bandas independentes mas já consagradas, como Vampire Weekend, Phoenix, Grizzly Bear e LCD Soundsystem.
Por outro lado, o Glastonbury fez apostas interessantes, como as bandas Florence and the Machine, Two Door Cinema Club, The Temper Trap, The xx e The Drums, selecionadas pela Folha como boas escolhas do festival.
As cinco bandas fizeram shows lotados e absolutamente ovacionados nos palcos Other Stage e John Peel, destinados na maioria das vezes a grandes estrelas da cena independente.

40 ANOS
Se uma palavra pudesse definir o Festival de Glastonbury deste ano, seria calor. A fazenda na região de Somerset, na Inglaterra, abrigou o público sob um Sol escaldante e altas temperaturas.
O festival, conhecido pelas chuvas e lamaçais que se repetem todo ano, teve temperaturas entre 25ºC e 30ºC e Sol sem cessar até as 21h.
Muitos tiveram que receber atendimento médico por causa do calor. Até domingo, quase 3.000 pessoas passaram pelos postos médicos. Em 2009, foram 166.
O público só diminuiu durante a partida Inglaterra x Alemanha pela Copa do Mundo (que eliminou a seleção inglesa do campeonato), quando cerca de 50 mil pessoas se reuniram nos bares ao redor para assistir ao jogo.
As participações especiais de convidados-celebridades também foram destaque.
No sábado, a estrela pop australiana Kylie Minogue subiu ao palco para cantar "Any Which Way" com a banda disco Scissor Sisters.
À noite, foi a vez de o guitarrista do U2, The Edge, dar uma forcinha para os britânicos do Muse na cover da banda irlandesa "Where the Streets Have No Name".
Na sexta-feira, o Gorillaz também levou convidados: o eterno Velvet Underground Lou Reed, o rapper Snoop Dogg e os músicos Mark E. Smith e Bobby Womack.
Os famosos shows secretos também tiveram a presença ilustre de dois membros do Radiohead, o vocalista Thom Yorke e o guitarrista Jonny Greenwood.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Bowie e Smiths se consagraram no festival
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.