São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Discoteca básica


Velvet Underground e David Bowie ganham edições comemorativas de discos clássicos dos anos 70 e, nos EUA, reestréia documentário


CLAUDIA ASSEF
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois dos discos mais importantes da história do rock voltaram a circular pelas lojas de importados nos últimos dias. São as edições de aniversário dos incrivelmente essenciais "The Velvet Underground & Nico", que comemora 35 aninhos, e "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars", que entrou em junho na casa dos 30.
O disco de estréia do Velvet, que abalou as estruturas do pop com guitarras sujas e canções lisérgicas sobre o mundo marginal (o ano era 67!), volta em edição linda, porém com pouca novidade em termos musicais (o CD extra é a versão mono do "disco da banana").
A ascensão e queda de Ziggy Stardust e as aranhas de marte, disco/conceito de David Bowie lançado em 1972 reaparece em forma de livreto e dois CDs. No primeiro disco, as músicas do álbum original, remasterizadas. No segundo, versões demo, takes inéditos e faixas que ficaram de fora do disco, incluindo "Velvet Goldmine", que inspirou filme homônimo. Bowie e Ziggy Stardust, seu personagem mais famoso, ganham ainda para a festa de 30 anos a reestréia em cinemas americanos do documentário "Ziggy Stardust and The Spiders from Mars", de D.A. Pennebaker, rodado em 73 pelo mesmo diretor do lendário "Monterey Pop".
Só há um porém: as edições luxuosas não terão versão nacional, portanto prepare o bolso. Seu CD player merece...


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Diretor conta detalhes sobre os bastidores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.