São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Frederico Rozário/TV Globo
ANTONELLI GRAVA 'TRÊS IRMÃS'
Giovanna Antonelli e Bruno Garcia em gravação de 'Três Irmãs', próxima novela das sete da Globo; na trama, ela reata com o ex-noivo após tomar uma bolada na cabeça


Globo relança 'A Favorita'; Flora seria a assassina

A Globo começou ontem a veicular anúncios em jornais e chamadas na TV promovendo a virada que ocorre na próxima semana em "A Favorita", a novela das oito que amarga a pior audiência da história.
Os anúncios seguem até segunda-feira. Nos jornais, eles reproduzem um fictício noticiário sobre a morte de Marcelo Fontini (Deco Mansilha), principal mistério da novela até agora. A identidade da assassina será revelada no capítulo da próxima terça-feira.
A Globo nega que os anúncios sejam um relançamento de "A Favorita". Esse tipo de estratégia é usado pela emissora quando uma novela começa mal no Ibope e precisa de uma campanha para que o público conheça e se interesse por ela.
A emissora também adotou outra tática comum para alavancar audiências de novelas: o mistério sobre o desfecho de determinada trama. A cena em que será revelada a assassina de Marcelo está sendo mantida em sigilo. Apenas diretores e atores envolvidos diretamente com ela receberam ou receberão o texto. A gravação, segundo a Globo, será apenas na segunda, véspera da exibição.
Na semana passada, vazou à imprensa (outra estratégia para alavancar audiências) que o assassino de Marcelo seria seu pai, Gonçalo (Mauro Mendonça), em um crime acidental. Trata-se de uma trama falsa.
A "verdadeira" assassina de Marcelo seria Flora (Patrícia Pillar). A revelação ocorrerá em uma cena de flashback. Nela, Flora pensa no crime e revela que o cometeu com alguma crueldade. Mas só o público saberá disso. Os personagens, não. Donatella (Claudia Raia) será presa. Ela também será acusada de ter matado Salvatore (Walmor Chagas).
A revelação da identidade da assassina da novela preocupa setores da Globo. Questiona-se nos bastidores da emissora como o autor da trama manterá o interesse do público até o final, em janeiro. Outros defendem que o interesse passará a ser por desmascarar Flora.
Alheios aos números, atores aproveitaram o suspense e fizeram um "bolão" em torno da identidade da assassina.
O ibope de "A Favorita" melhorou na semana passada: 39 pontos na Grande SP.

PROIBIDO
A Globo restringiu a circulação interna de números de audiência em tempo real. Antes, todos os produtores de programas tinham acesso aos dados. Agora, só o diretor. Autores de novelas também sofreram com o corte. Só os que estão no ar podem ver os números.

REBELIÃO
Pegou mal a sugestão da Globo para que diretores-gerais de programas (geralmente os segundos na hierarquia de uma produção) trabalhem numa mesma obra. O problema é que um diretor-geral terá que se subordinar a outro diretor-geral. Os diretores-gerais chiaram.

BOLA MURCHA
Grêmio x Palmeiras, anteontem, rendeu só 17 pontos à Globo, um a mais do que Paraná x Corinthians, no sábado.


Texto Anterior: José Simão: Aerolíneas! Leva, mas não devolve!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.