São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Bob Wolferson
CRAVO E PIMENTA
A atriz Carol Castro interpreta personagens femininos criados por Jorge Amado na edição de aniversário de 33 anos da revista "Playboy", que chega às bancas no próximo dia 12; Carol, que está no ar na novela das sete, "Beleza Pura", da TV Globo, vive no teatro Dona Flor, no espetáculo "Dona Flor e Seus Dois Maridos", em cartaz no Rio de Janeiro

Nosso argentino

Depois de arrematar o quadro "Abaporu", de Tarsila do Amaral, e de financiar o filme "Tropa de Elite", de José Padilha, o bilionário argentino Eduardo Constantino renova os planos de investimentos no Brasil. Ele negocia com o produtor Luiz Carlos Barreto para financiar o longa "Lula-O Filho do Brasil", sobre a vida do presidente.

CANJA
Barreto diz que o filme não será inscrito na Lei Rouanet para "evitar confusões".

ADEUS
Gilberto Gil já pediu audiência com o presidente Lula para pedir demissão do Ministério da Cultura.

GIRO
E, nem bem desembarcou no Brasil, anteontem, Gil já prepara outra turnê, para o Japão, em setembro.

O AMOR QUE MATA
O suicídio de uma importante servidora do STJ (Superior Tribunal de Justiça), há cerca de um ano, em Brasília, irá a julgamento no segundo semestre. Ela combinou com o namorado, um homem casado, que os dois se matariam -mas ele não cumpriu a promessa. E agora está preso. Os desembargadores do Distrito Federal decidem em agosto se o caso deve ser apreciado como indução ao suicídio ou homicídio -já que ela não estaria no gozo pleno de suas faculdades mentais, tão forte era a paixão que alimentava pelo companheiro.

DUETO
O presidente Lula voltou a agendar encontro com Hugo Chávez, da Venezuela. No dia 11 de setembro, eles se reúnem em Manaus (AM). Um dia depois, os presidentes Rafael Corrêa, do Equador, e Evo Morales, da Bolívia, chegam à cidade. Vão discutir projetos de interligação dos quatro países.

QUARTETO
E Marco Aurélio Garcia, assessor internacional de Lula, desembarcou na Venezuela no fim de semana com uma equipe da CEF (Caixa Econômica Federal). Em pauta, convênios para a transferência de tecnologia nas áreas de habitação, saneamento e "bancarização" -a CEF abriu 5 milhões de contas para pessoas de baixa renda nos últimos cinco anos.

MESA REDONDA
O ministro Marco Aurélio Mello já pediu que o processo que relata, a respeito do uso de algemas em um preso quando ele era submetido a júri, seja apreciado pelo plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) em agosto - e não apenas por uma turma da instituição, como seria usual. Acha que é uma boa oportunidade que o tribunal tem de, analisando um caso específico, regular o uso de algemas em operações da Polícia Federal -como a da prisão do banqueiro Daniel Dantas.

CHÁ DE CADEIRA
O empresário Alexandre Accioly virou um "sem-blindagem". Explica-se: ele mandou blindar um de seus carros, uma minivan Chrysler na empresa Cart, de SP, por R$ 70 mil. Depois de 50 dias, foi buscar o carro. "Ele estava intocado, num canto, todo empoeirado. É muita picaretagem", diz. Guigo Fausto, dono da empresa, rebate: "Eu avisei ao funcionário dele que a blindagem demoraria uns 100 dias". Accioly se diz inconformado: "Gente, já blindei mais de dez carros, até Porsche. Não comprei um carro zero para ficar parado 100 dias".

REVIVAL
O novo amor da modelo Letícia Birkheuer, o milionário francês Jean Jacques Murray, não é tão novo assim. Eles já tiveram um affair antes de Letícia namorar com o empresário Alexandre Birman. O casal está em Saint-Tropez.

ALVO DE SUNGA
O jornal "The New York Times" publicou breve matéria sobre grifes de sungas brasileiras, citando Blue Man e Rosa Chá. O repórter Eric Wilson disse que foi advertido de que, ao tentar se vestir com o traje de banho dos cariocas, "pareceria na verdade gringo e viraria alvo de mendigos, vendedores de abacaxi e potenciais seqüestradores trabalhando na praia do Rio de Janeiro".

VAI-E-VEM
O maestro Kurt Masur não esperava tamanha comoção da platéia no fim de sua apresentação no encerramento do Festival de Inverno de Campos do Jordão, no domingo. Teve de retornar ao palco dez vezes para agradecer aos aplausos que duraram mais de 20 minutos.

DESAFINADOS
No sábado, um desfile de Ferraris e Maseratis interrompeu a apresentação da Orquestra Pão de Açúcar no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Os motoristas aceleravam os carros provocando um ruído que contrastava com a sinfonia de Bach, que era interpretada no palco da Praça do Capivari. Os 2 mil espectadores presentes reagiram com vaias e gritos de "Fora, fora", que acabaram expulsando o cortejo.

CURTO-CIRCUITO
O ESCRITOR E JORNALISTA Laurentino Gomes participa amanhã do encontro "Sempre um Papo", a partir das 19h30, no Sesc Vila Mariana, onde também lança duas versões de seu livro "1808": uma em CD e outra juvenil, com ilustrações.
A EDITORA SEXTANTE comemora seus dez anos com a abertura de exposição e lançamento do livro "José Olympio - O Editor e Sua Casa", hoje, às 18h30, na Biblioteca Nacional, no Rio.
SERÁ INAUGURADO no próximo dia 8 o escritório de advocacia Valle, Moura & Leal, às 20h, na rua Macuco, 726, em Moema.
A EXPOSIÇÃO "Sol Nascente", de Rafael Murió, tem vernissage quinta, às 18h, no Espaço Cultural Banco Central.
A LOJA A-SPACE , da estilista Maria Rita Magalhães Pinto, lança hoje sua coleção de verão no shopping Iguatemi.


com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Museu de novidades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.