São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes são maioria entre os freqüentadores

DA REPORTAGEM LOCAL

"As pessoas diziam que o museu não ia ter visitação, porque o assunto é chato", diz William Nacked, diretor-executivo do Instituto Brasil Leitor.
Se quando aceitou a tarefa de gerir o Museu da Língua Portuguesa Nacked encontrou um clima geral de descrença, quando entregou-o aos novos gestores da Poiesis, Nacked foi embora levando consigo a sensação de dever cumprido.
"Meu maior orgulho é que os estudantes entram no museu amarrados, achando que vão odiar, e saem amarrados, de tanto que gostam", afirma.
A administração do museu estima que, entre o 1,2 milhão de visitantes que recebeu até aqui, 750 mil sejam estudantes.
A rotina de freqüentadores do museu demonstrou que o fato de ser dedicado à língua portuguesa atraiu um público que não é habitual em museus dedicados a outros temas.

Língua de todos
"Trabalho com administração de condomínio. Não sou do meio culto. Mas a língua é de todos, né?", afirma Rosana Salgueiro, que visitava a exposição dedicada a Machado de Assis na última sexta-feira.
Por recomendação de uma amiga, Rosana foi ao museu levando o filho Henrique, 7, que "gosta muito de ler". O que Henrique gosta de ler? ""Harry Potter" e "Homem-Aranha'", responde o garoto.
Henrique aprovou o museu, especialmente o caça-palavras que integra a exposição permanente, no qual, movendo rapidamente os braços, ele teve a impressão de que "as sílabas viravam raios".
As atrações multimídia do museu são também um dos pontos preferidos do aposentado Zelito Salles, 63, em sua sexta visita ao museu. "Adoro aquele planetário de palavras, em que os versos vão se projetando sobre o corpo das pessoas", afirma.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Fim da manhã é opção para fugir da fila
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.