São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA COMÉDIA ROMÂNTICA

Encontro de amigos resulta em filme tedioso e arrastado

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Woody Allen fez um mal danado ao cinema. Porque muita gente acha que copiá-lo é fácil: basta encher a tela de personagens supostamente sofisticados, dizendo frases sarcásticas sobre as verdades da vida, para fazer uma boa comédia romântica.
Foi isso o que deve ter pensado a autora Galt Niederhoffer ao fazer sua estreia na direção com "O Casamento do Meu Ex", adaptação de um livro que ela própria escreveu.
O filme lembra uma versão pernóstica daquelas comédias dramáticas de reencontros de colegas tão comuns nos anos 80, como "Clube dos Cinco" e "O Reencontro".
Numa mansão à beira-mar, sete ex-colegas de Harvard se reúnem para a festa de casamento de Lila (Anna Paquin) e Tom (Josh Duhamel). Entre eles está Laura (Katie Holmes), melhor amiga de Lila que --surpresa-- era noiva de Tom até levar um fora.
Na noite anterior ao casamento, os amigos se abraçam, relembram velhas histórias da universidade e enchem a cara. Acabam todos seminus na praia, nadando. Só faltou a rodinha de violão.
Os diálogos são pomposos e supostamente reveladores. Quando Tom escapa da vigilância da noiva e encontra Laura no jardim da mansão, tem com a ex-noiva uma discussão que inclui citações de seus poetas favoritos.
O filme não anda, ele se arrasta, até uma conclusão das mais tediosas, com direito à mofada cena em que amigos constrangem os noivos com discursos indiscretos.
A grande surpresa do filme é como Niederhoffer conseguiu atrair tantos atores de nome com um roteiro tão ruim e esquemático. Suspeito que deve ter prometido aos atores um filme "ao estilo de Woody Allen".

O CASAMENTO DO MEU EX
DIREÇÃO Galt Niederhoffer
PRODUÇÃO EUA, 2010
COM Katie Holmes, Anna Paquin, Josh Duhamel
ONDE nos cines Espaço Unibanco Pompeia, Jardim Sul, Lumière e circuito
CLASSIFICAÇÃO 10 anos
AVALIAÇÃO ruim


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Polanski, Clooney e Cronenberg brigam por Leão de Ouro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.