São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Longa foi vetado após ter passado em dois festivais

DO RIO

Reportagem da Ilustrada de 18/7 apresentou "A Serbian Film - Terror sem Limites" e as polêmicas que causou na Europa, onde foi censurado por cenas de necrofilia, violência e estupro de um recém-nascido.
O longa seria exibido no festival RioFan em 23/7, uma semana após ter passado em Porto Alegre e em São Luís. Depois da reportagem, no entanto, o caminho do longa ficou embargado. Primeiro foi a Caixa Econômica que proibiu a exibição em seu espaço cultural carioca.
Com isso, a distribuidora do filme procurou o Grupo Estação, que concordou em fazer uma sessão na data prevista no Cine Odeon. Na véspera da exibição, a juíza Katerine Jatahy Nygaard, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio, atendeu a uma ação ajuizada pelo diretório regional do DEM (Democratas), proibiu a sessão e apreendeu a cópia do longa. Ela citou o Estatuto da Criança e do Adolescente, que "veda expressamente a filmagem, reprodução (...) de cenas de sexo (...) envolvendo crianças ou adolescentes".
Anteontem, na data-limite para determinar a classificação indicativa do filme (obrigatória para a exibição nos cinemas), o Ministério da Justiça disse que "diante da controvérsia jurídica a classificação foi suspensa".


Texto Anterior: Veto a filme revela conflito jurídico
Próximo Texto: 'É um gesto anticivilizatório', diz Cacá Diegues
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.