São Paulo, quarta, 29 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filha de Xuxa tem a cara dos Szafir

RUI DANTAS
enviado especial ao Rio

Sasha, a filha da apresentadora Xuxa Meneghel, 35, é parecida com o pai, o ator e modelo Luciano Szafir, 29, segundo parentes da própria mãe.
Sasha nasceu ontem, à 0h45, na clínica São Vicente, na Gávea (zona sul do Rio). O parto ocorreu por meio de uma operação cesariana, demorou cerca de 45 minutos e contou com a assistência de uma equipe de dez médicos, chefiados pelo obstetra Carlos Dale.
Luciano Szafir acompanhou o nascimento de sua filha e um cinegrafista registrou tudo em vídeo.
A assessora de imprensa Mônica Muniz afirmou que o vídeo "não será exibido em nenhuma emissora". Segundo ela, "isso é uma coisa para a Xuxa guardar".
Com 51 cm, 3,135 kg e cabelo castanho escuro, Sasha é morena e tem boca em formato de coração, segundo Solange Meneghel, irmã da apresentadora.
A semelhança de Sasha com o pai foi logo notada pelo avô Luiz Floriano Meneghel, pai de Xuxa, que também acompanhou o parto. "Foi o pai que fez. Ela só poderia nascer com a cara dele", afirmou.
Segundo o avô, Sasha "é um bebê forte e grande", e sua filha está com a saúde perfeita.
Ontem, Sasha fez um exame denominado Apgar, para verificar sua saúde. Medido numa escala de zero a dez, o exame avalia os sinais vitais e as condições gerais do recém-nascido. Sasha obteve nota nove, segundo Dale.
Contrações raras
De acordo com os médicos, já no fim-de-semana Xuxa sentiu contrações leves.
Na segunda-feira, ao fazer uma ultra-sonografia que estava agendada em uma clínica radiológica na Barra da Tijuca (zona sul do Rio), por volta das 20h, os sintomas começaram a ficar mais fortes. Apesar do aumento na frequência das contrações, Xuxa não sentiu dores e não apresentou dilatação.
Antes do nascimento, a apresentadora fez ainda um exame cardiotocográfico, que verificou os batimentos cardíacos de Sasha.
O resultado mostrou que a menina apresentava variação na frequência dos batimentos, o que poderia indicar que o cordão umbilical estava enrolado no pescoço da criança.
Por esse motivo e também levando em conta a idade de Xuxa e os três miomas (tumores benignos formados por espessamento muscular) que ela tem no útero, os médicos decidiram acelerar o trabalho de parto e optar pela cesariana.
A apresentadora chegou à clínica São Vicente às 22h36 de anteontem, acompanhada dos pais e de um segurança. Luciano Szafir havia chegado cerca de 15 minutos antes.
Antes de entrar na sala de cirurgia, Xuxa se despediu das "paquitas" e da diretora de seu programa, Marlene Mattos. "Vai dar tudo certo. Rezem por mim", disse.
Luciano Szafir acompanhou o parto ao lado do pai de Xuxa, Luiz Meneghel. Luciano e a apresentadora choraram muito após o nascimento, segundo Mônica Muniz.
Após a cesariana, ainda sonolenta devido à anestesia peridural -que suprime a sensibilidade apenas no abdome-, Xuxa tentou falar com um de seus irmãos, Blad. Como não conseguia, a apresentadora se comunicou por meio da linguagem dos surdos-mudos, segundo Mônica Muniz.
Por volta das 6h, Sasha mamou pela primeira vez. Tomou banho às 10h e depois voltou a dormir.
Xuxa deve ter alta amanhã pela manhã, segundo os médicos.


Colaboraram RENATA RODRIGUES e RONI LIMA, da Sucursal do Rio.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.