São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Bibliotecas" similares começam a pipocar na web

DA REPORTAGEM LOCAL

Se ainda são muito raras iniciativas como as do Memória Viva, pouco a pouco a internet começa a receber outros sites que ajudam a mapear história do Brasil por meio de sua imprensa e de suas publicações.
Um dos melhores exemplos é o site Rio Através dos Jornais (www2.uol.com.br/rionosjornais), que percorre eventos da história do Rio de Janeiro, entre 1888 e 1969, contados na íntegra, pela ótica de 62 diferentes jornais da época.
Recentemente o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) colocou na rede a coleção de sua célebre revista "Novos Estudos", publicação que marcou a história intelectual do Brasil a partir de 1981.
Assim, no site do centro (www.cebrap.org.br) é possível acessar artigos dos críticos Roberto Schwarz e Antonio Candido, do sociólogo Francisco de Oliveira e dos economistas Celso Furtado e Paul Singer, entre outros. A leitura da íntegra dos textos, porém, só é permitida aos assinantes, ao custo de R$ 45 anuais.
O Banco de Dados da Folha gerencia a página Almanaque (almanaque.folha.uol.com.br), em que é possível acessar textos históricos do jornal e galerias de fotos antigas, ordenadas por assunto.


Texto Anterior: Site cataloga coleção completa do "Pasquim"
Próximo Texto: Cinema: Mostra Amrik exibe jornada de escritores à Palestina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.