São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 2008

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Com os pés na estrada

Designer libanesa Raouda Assaf, radicada em São Paulo, desponta como revelação do setor de calçados de luxo e faz parceira com a Basso & Brooke

Nascida no Líbano, Raouda Assaf imigrou para o Brasil nos anos 80, fugindo da Guerra Civil que assolaria seu país até 1990. Essa foi apenas a primeira de suas muitas andanças, que incluem aventuras por lugares como Egito, Austrália e Inglaterra. Não é de se estranhar que, com tamanha vontade de botar os pés na estrada, ela tenha escolhido a carreira de designer de sapatos.
Revelação do ramo calçadista de luxo no Brasil, Raouda tira inspiração para criar as suas peças da rica vegetação do vale de Bekah, onde viveu até os 11 anos, e dos desertos dos países vizinhos. "Minha terra natal é o meu porto seguro. As cores, a comida e a arquitetura da região são minhas grandes influências", afirma.
Formada em arquitetura -ela cursou a faculdade em Santos, no litoral paulista, onde sua família se estabeleceu- , Raouda ganhou uma bolsa de especialização no Egito, para estudar o estilo das construções de origem islâmica. Foi lá que deu formato às bases do seu estilo. "Aprendi a construir sapatos limpos, nos quais a ornamentação aparece embutida nas formas", conta.
Novidade no Brasil, em apenas três anos de existência a marca de Raouda conquistou prestígio em Londres e em diversos países árabes. Na Inglaterra, a designer chegou a trabalhar para cadeias de lojas como Harrod's e Topshop.
Foi lá também que conheceu a dupla de designers Basso & Brooke, para quem criou uma linha exclusiva de sapatos e bolsas que será apresentada na fashion week de Londres, em setembro.
Raouda assina todos os modelos que estarão na passarela, feitos em couro de cabra em versões lisa e estampada. "Eu viajei na onda abusada, que é a cara da Basso & Brooke", diz. Os saltos, imensos, com detalhes de pássaros, foram feitos com o mesmo material de carrocerias automotivas.
Raouda vende seus produtos em 60 países. No Brasil, suas peças estão disponíveis em multimarcas de luxo como a Clube Chocolate (São Paulo), a Casa Magrella (Brasília) e a Dona Coisa (Rio). As peças são produzidas no Rio Grande do Sul e na Itália, segundo Raouda, com a mesma qualidade.
Um de seus segredos está na maneira de curtir o couro. Em vez de usar o processo mais comum e mais barato, que inclui altas doses de produtos químicos artificiais, Raouda amacia as peles com extratos vegetais naturais, como o da castanheira, que conferem maciez extra ao produto. "Com um sapato confortável, o caminhar fica mais leve."

Brinquedo

Fraga lança coleção de bonecas de pano

Atendendo a pedidos de clientes e colecionadores de objetos de moda que acompanham sua trajetória, o estilista mineiro Ronaldo Fraga acaba de lançar uma coleção de bonecas de pano. Elas foram inspiradas nos croquis que ele desenha para suas coleções de passarela.
O desenho alongado, o rosto enigmático, os lábios fartos e os cabelos em penteado meio rococó viraram marca registrada de Fraga em suas ilustrações, desde a época em que ele estudava moda em Nova York. "Minha professora dizia que eu não conseguia retratar a beleza da mulher", conta o estilista.
Fraga, porém, insistiu na diferença de seu traço. "Todos os alunos saiam da sala de aula com um desenho igual, o mesmo croqui. Eu não queria isso. E o meu desenho acabou virando um personagem", diz.
Disponíveis em três tamanhos, as bonecas de Fraga, muito brasileiras, com um quê romântico e brejeiro, já estão à venda nas lojas do estilista em São Paulo e Belo Horizonte.
Hoje, a partir das 10h, Fraga comanda o coquetel de lançamento da linha de cadernos, blocos de notas e agendas que criou para a grife de papelaria Hallmark. São 14 produtos, alguns com capas em tecido.
O lançamento acontece na loja de Fraga que fica na Vila Madalena (r. Aspicuelta, 259), em São Paulo. "O caderno guarda um registro muito pessoal, que o computador jamais conseguirá reproduzir."

Fast Fashion

BELEZA & CIA
A top agência de beleza Glloss Management, que presta serviços de cabelo e make para desfiles e publicidade, ampliou sua área de atuação. Agora, também tem stylists e fotógrafos em seu casting.

JARDIM FASHION
A grife de acessórios New Order vai patrocinar o cineclube do Jardim Botânico do Rio. No projeto, serão exibidos filmes com temas ligados à natureza, seguidos de debates.

com Vivian Whiteman


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