São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Endemol quer fazer novelas no Brasil para vender

DA ENVIADA A BUENOS AIRES

Se a Endemol Argentina interessa à Globo por sua fábrica de games, a Globo interessa à Endemol Argentina pela de novelas.
Martin Kweller, presidente da Endemol portenha, contou à Folha que negocia com a Globo parceria para produção e exportação de novelas.
Essa troca, algo novo na Globo, é tendência mundial. Por que ela gastaria mais de US$ 3 milhões num parque de piscinas para só um programa?
Investimento assim só se justifica num esquema de produção em série. Um programa pode ter o roteiro de um país, ser gravado por equipe de outro em estúdio de um terceiro.
Foi o caso de "Desperate Housewives", da Disney (EUA), que teve versões para vários países, Brasil inclusive, gravadas em estúdio na Argentina.
O país se tornou um polo de produção audiovisual atraente. Quando o peso valia o mesmo que o dólar, suas produtoras se equiparam com os mais caros equipamentos.
Com a desvalorização do peso, os custos se tornaram baixos para outros países. E a crise fez com que as produtoras olhassem para fora.
Nesse contexto, em 2003, Kweller vendeu sua produtora, a P&P, para a Endemol. A crise parece ser passado para ele, que emprega 400 pessoas.
(LM)


Texto Anterior: Fábrica de maldades
Próximo Texto: Portunhol: Motorista da produtora fala 7 idiomas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.