São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Versatilidade do vinho na cozinha é tema da Coleção

Volume inicia porção prática da série e traz dicas e receitas com a bebida

Livro aborda os aportes que os vinhos trazem à comida, como a concentração de acidez e de sabores

DE SÃO PAULO

Além do prazer que proporciona como bebida, o vinho é um importante ingrediente na cozinha. Sua versatilidade nas panelas é o tema do 13º volume da Coleção Folha Mundo do Vinho, que chegas às bancas no próximo domingo, dia 5.
O volume estreia a porção prática da série, que introduz o leitor aos princípios que regem a combinação entre vinho e comida, a compra, a guarda e o armazenamento de tintos e brancos e sua utilização no preparo de receitas.
"Em todas as culturas europeias latinas nas quais o vinho é encarado como alimento, há receitas que levam o vinho como ingrediente", diz o autor, Eduardo Viotti.
Para exemplificar as possibilidades culinárias da bebida, "O Vinho na Cozinha" traz preparações clássicas.
O primeiro deles indica os usos mais comuns para brancos e tintos, bem como levanta a discussão sobre que nível de bebida deve ser usado para cozinhar.
O segundo capítulo trata dos aportes que os vinhos trazem à comida, como a concentração de acidez e de sabores. As marinadas são destacadas na terceira parte.
Mas é por meio dos molhos que o vinho encontra sua melhor expressão na cozinha. "Ele acrescenta cor, acidez, textura e profundidade de sabor aos pratos", diz Viotti.
Segue-se a utilização do vinho em cozidos e ensopados -e, no final do capítulo, receitas francesas tradicionais.
O livro fecha com dicas e receitas de vinho em sobremesas -em molhos doces, cremes, reduções carameladas e ao natural-, em outras preparações (como fondues e risotos) e os usos para os espumantes, como em pratos de salmão e ostras.


Texto Anterior: Vanessa vê TV: Os suricatos: poder e cobiça
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.