São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo quer vender até celular em faroeste

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
BELA VISTA Claudia Abreu (a cavalo) grava o casamento de sua personagem em "Belíssima", Vitória, em ilha da Grécia, na semana passada; a Globo enviou 9 atores para gravar durante 29 dias no país

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A próxima novela das sete da Globo, o faroeste "Bang Bang", começa e termina no ano de 1881, quando o telefone ainda era uma enorme máquina recém-inventada. Mas isso não será problema para a emissora tentar transformá-la em um sucesso de merchandising e vender nela até os últimos modelos de celulares.
Em plano comercial enviado a agências de propaganda, a Globo oferece um "amplo leque de oportunidades de merchandising" na novela, "embora se passe há 124 anos entre invenções mirabolantes, amores impossíveis e muito humor". "O telefone está por vir e vai revolucionar a comunicação em Albuquerque [cidade fictícia]", diz o plano, numa das sugestões de merchandising.
A Globo também oferece espaço para cosméticos no salão de beleza de Zorroh (Sidney Magal) e anúncios como os que hoje existem nos ônibus em uma diligência. Produtos esportivos podem entrar via Charles Muller, o jornalista de Albuquerque que introduz o futebol na cidade.
Não é novidade merchandising em novela de época, mas isso é raro. Para transformar "Bang Bang" em um caso de sucesso, a Globo não a vende como uma novela de época, mas uma ficção sem compromisso histórico, uma sátira do Brasil atual. O autor, Mario Prata, diz que ainda não foi vendida nenhuma ação de merchandising. "Se houver, vai ser dentro do espírito narrativo da novela", afirma.

OUTRO CANAL

Trim A Band, primeira TV brasileira a vender "ringtones" (campainhas para celulares), com o tema da novela "Floribella", amplia sua "carteira" neste final de semana. Passará a oferecer hinos dos clubes que disputam os campeonatos Italiano e Espanhol, que transmite, e das principais agremiações do futebol brasileiro.

Resposta O SBT divulgou anteontem que a audiência do "SBT Brasil" cresce entre 20h15 e 20h30, quando se confronta com o "Jornal Nacional". É verdade, mas a Globo reagiu: divulgou números que mostram que o SBT tinha quase quatro pontos a mais nesses 15 minutos antes do "SBT Brasil", com "Family Feud".

Parede A TV Cultura grava hoje em Brasília um "Roda Viva" com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Será usado um cenário quase idêntico ao que o programa tem em São Paulo.

Diferente O canal pago Fox vai exibir no próximo dia 10, em sua faixa "Não Perturbe" (animações para adultos, das 23h à 1h), um desenho animado para se assistir deitado com a cabeça virada para o lado direito do corpo. Um episódio de "Futurama" irá ao ar com as legendas (e pés dos personagens) numa das laterais do televisor.

Lobby Tom Cavalcante está fazendo campanha dentro da Record para que a emissora tente contratar Chico Anysio, da Globo. Os dois humoristas fizeram as pazes recentemente.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.