UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Verão derruba ibope de sábado e domingo

Renato Rocha Miranda/TV Globo
NOVA FAIXA A banda Los Hermanos grava especial sobre a trilha sonora do filme "Lisbela e o Prisioneiro", que a Globo exibe sábado, após o "Altas Horas", em teste de novo horário de musicais

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O horário de verão de 2003/04 reduziu o público de televisão em até 28% em sua primeira semana de vigência. A queda, no entanto, ocorreu apenas nos sábados e domingos. Nos demais dias, o total de televisores ligados permaneceu estável na semana passada, em comparação com as quatro semanas anteriores.
Nos dois últimos domingos, o total de aparelhos ligados entre 14h e 18h na Grande São Paulo foi de 46,7% (dia 19) e 46,9% (26). No dia 12 de outubro, esse percentual foi de 51,8%, uma redução de até 9,8%. Na faixa entre 18h e 0h dos domingos, a queda foi semelhante, de até 9,6%. O total de ligados, que foi de 61,6% no dia 12, caiu para 55,7% no dia 19 (primeiro dia do horário de verão) e para 56,2% no último domingo.
Já aos sábados a audiência despencou no horário de verão. No último dia 25, 41,3% dos televisores da Grande São Paulo estiveram ligados entre 14h e 18h. No chuvoso dia 11, esse percentual foi de 57,1%, queda de 27,7%. Na comparação com dias ensolarados, a queda foi de 10%. Já nos demais dias, a audiência permaneceu estável (de 64% a 66%).
Quase todos os programas de sábados e domingos, de todas as TVs, inclusive futebol, perderam audiência com o horário de verão. Por exemplo, o "Domingão do Faustão", que vinha acima dos 22 pontos, está agora nos 19. O "Domingo Legal" desceu dos 19 para os 15/16 pontos.

OUTRO CANAL

Cadeiras 1
O jornalista Flávio Prado (TV Cultura) assinou ontem contrato com a TV Gazeta, onde irá comandar o "Mesa-Redonda", no lugar de Roberto Avallone, demitido no início do mês.

Cadeiras 2
Já Avallone também assinou ontem, com a Rede TV!. Vai apresentar (provavelmente ainda neste ano) o "Bola na Rede", no lugar de Juca Kfouri, que, segundo o canal, terá maior espaço nos telejornais e comentará as transmissões de futebol europeu em 2004.

Confusão 1
O SBT criou o conceito de "resposta viável" para justificar o erro que deu o prêmio inédito de R$ 1 milhão ao aposentado Sidiney de Moraes no "Show do Milhão" de quarta-feira passada. À pergunta: "Em que dia nasceu e em que dia foi registrado o presidente Lula?", Moraes respondeu "6 e 27 de outubro".

Confusão 2
A resposta está errada. O correto é que Lula nasceu no dia 27 e foi registrado no dia 6. Como as outras três opções também estavam erradas, o SBT preferiu sair-se com essa de "resposta viável". E não admite que errou.

Astral
Em seu programa de anteontem, Hebe Camargo reafirmou o erro do "Show do Milhão". E induziu a convidada Fernanda Montenegro, que saiu com esta: "Então o presidente é libriano". Não, Lula é escorpiano.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Lula parece cabra, come tudo!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.