São Paulo, sábado, 29 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lançamento lota o Sesc Pinheiros

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi com o auditório do Sesc Pinheiros lotado que o escritor José Saramago lançou seu último livro, "As Intermitências da Morte", na última quinta-feira à noite.
O evento teve a execução da peça musical que é citada no livro -a "Suíte nš 6 para Violoncelo" de Bach- pelo violoncelista Johannes Gramsch, spala de violoncelo da Osesp. A noite também teve a leitura dramática de um trecho de "As Intermitências da Morte", pelos atores Dan Stulbach (no papel do violoncelista) e Leona Cavalli (a morte).
Depois da leitura dramática, Saramago narrou passagens do livro. Ao explicar as conseqüências que a falta da morte causaria em um país, provocou risos na platéia diversas vezes. "No fim, ficamos todos de acordo que a morte não pode cessar", disse.
Saramago comentou a situação irreal retratada no livro afirmando que há apenas dois anos se deu conta de que escreve só sobre situações impossíveis.
Também evitou contar o desfecho do romance. "Se eu conto, vocês não compram o livro", afirmou. Segundo Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras, todos os ingressos gratuitos colocados à disposição do público se esgotaram em apenas 40 minutos, na última quarta. O livro teve lançamento mundial no Brasil. Estará à venda em Portugal a partir da próxima quinta e o lançamento oficial na Europa será no próximo dia 11. Inicialmente ele será lançado em português, catalão, espanhol e italiano. A tiragem inicial no Brasil é de 30 mil exemplares.


Texto Anterior: Literatura: "Fogo de palha, governo Lula sofre paralisia"
Próximo Texto: Crítica: Autor mira a humanidade em geral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.