São Paulo, segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br




No bastidor, redes agem contra TV de Lula

Preocupadas com a eventual perda de publicidade oficial, as principais redes do país deflagraram uma campanha nos bastidores políticos para modificar a medida provisória (MP) que criou a Empresa Brasil de Comunicação _a futura rede pública do governo federal.
Integrantes da Abert (a associação das TVs), Globo, Record e SBT decidiram na semana passada pedir a parlamentares para que apresentem emendas definindo o que é publicidade institucional e apoio cultural. A idéia é limitar o financiamento da TV pública com publicidade.
A MP proíbe na EBC "anúncios de produtos e serviços", mas libera a captação de "publicidade institucional de entidades de direito público e privado, a título de apoio cultural, admitindo-se o patrocínio de programas, eventos e projetos".
"A radiodifusão não é contra a TV pública. Nossa preocupação é com a captação de publicidade. Ou as emissoras são comerciais ou sobrevivem só de recursos oficiais", diz Daniel Pimentel, presidente da Abert.
A EBC terá R$ 350 milhões do Orçamento da União e pretende arrecadar R$ 60 milhões com publicidade. "Isso é um desvirtuamento", protesta.
As redes querem que a futura TV pública só possa citar os nomes dos apoiadores de projetos e programas, sem anúncios nos intervalos. A Globo também defende que a EBC seja obrigada a tornar público todo valor recebido de patrocinador.

CRUCIFIXO As primeiras cenas de "Amor e Intrigas", próxima novela da Record, foram gravadas em Ouro Preto (MG), conhecida por suas igrejas católicas. A emissora de Edir Macedo irá mostrar pelo menos duas delas (Santa Efigênia e Rosário), que serviram de cenários para externas.

BELEZA Já a Globo se prepara para iniciar as gravações de "Beleza Pura", próxima novela das sete. As primeiras cenas serão rodadas em Niterói, na segunda quinzena de novembro. A estréia será em fevereiro.

PROJEÇÃO Intérprete do playboy Edu em "Tropa de Elite", Paulo Vilela atuará no próximo "Linha Direta - Justiça", sobre uma menina de Brasília que foi encontrada morta em 1973.

SELEÇÃO A Record exibirá oito filmes no projeto "Dezembro Especial". O pacote tem "Garfield", "Crash - No Limite", "King Kong", "Lutero" e "Ray".

HOMOFOBIA 1 A Secretaria de Direitos Humanos tem recebido denúncias contra o pastor Silas Malafaia, que em seu programa (Band, Rede TV!) faz campanha contra projeto de lei que torna crime a discriminação a homossexuais. Mas não pode fazer nada porque homofobia não é crime.

HOMOFOBIA 2 O programa também é alvo de procedimento administrativo no Ministério da Justiça _que não pode reclassificar atrações ao vivo, mas enviará pareceres ao Ministério Público para eventual ação. Malafaia diz que não ofende gays.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.