São Paulo, segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stefano di Battista rouba noite Euro Jazz

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem saiu antes perdeu o melhor. Embora tenha sido prejudicado pelos atrasos dos shows anteriores, o saxofonista Stefano di Battista foi o destaque da noite Euro Jazz, sexta-feira, no Auditório Ibirapuera.
Mesmo entrando no palco à 1h, o quarteto do italiano conseguiu excitar a platéia já desfalcada com um repertório bem escolhido. Bastou deflagrar a irresistível versão de "The Jody Grind" (Horace Silver) para conquistar quem ficou.
Em vez de tocar a prometida bossa nova que gravou em "Trouble Shootin'" (álbum que saiu aqui), Battista apostou em outras composições suas: o r&b "Under Her Spell" e o dançante "Alexanderplatz Blues".
Ótima surpresa, o trompetista Fabrizio Bosso nada deve ao líder nos improvisos. E a reduzida cozinha, com o elegante organista Baptiste Trotignon e o criativo baterista Greg Hutchinson, deu show de suingue.
A reação da platéia disse tudo: exigiu bis mesmo às 2h da madrugada. Foi a chance para o hilário Battista arrancar mais risos: fez a platéia assobiar a clássica "Mack the Knife".
Com 50 minutos de atraso, a primeira atração da noite foi o trio do pianista Eldar, 20. O garoto-prodígio não esperou um instante para revelar seu modelo no jazz: o pianista Oscar Peterson, cuja "Place St. Henri" ele atacou com velocidade e profusão de notas.
Eldar tem talento, mas seu exibicionismo técnico e a obsessão por andamentos frenéticos incomodam. Se vai amadurecer e se tornar um músico de verdade, e não um atleta do teclado, só o tempo dirá.
Já a cantora Lisa Ekdahl foi a decepção da noite. Com um timbre infantil que lembra Minnie Mouse, ela é incapaz de sustentar uma nota por mais de um segundo. Assassinou vários standards do jazz. Pior para o quarteto do guitarrista Silvain Luc, que, na seqüência, encontrou ouvidos doloridos da insólita voz da sueca.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: DJs atrasam e desanimam público festeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.