São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Clubes articulam novo canal para futebol

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
MAIS Serginho Groisman entrevista, anteontem, os integrantes da banda Paralamas do Sucesso para o "Altas Horas" de amanhã; o apresentador renovou contrato com a Globo por mais dois anos

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Um grupo de dirigentes de futebol está articulando a criação de três novos canais pagos, dos quais os clubes seriam sócios, numa tentativa de reduzir a dependência da TV Globo, principal fonte de receita dos times.
Na última terça, dirigentes se reuniram em São Paulo na sede da empresa de marketing esportivo Sport Promotion, prestadora de serviços para a Globo.
Aos cartolas, a empresa apresentou o plano de criação do Canal Brasileiro do Futebol, que exibiria, já a partir de 2003, até quatro jogos de competições nacionais por semana. Um segundo canal transmitiria outras oito partidas semanais no sistema "pay-per-view", em que o assinante paga taxa extra para receber determinado conteúdo. O terceiro canal venderia produtos dos clubes.
Os clubes receberiam de 50% a 70% da receita líquida dos canais, que seriam distribuídos por uma nova operadora de TV paga via satélite. José Francisco Coelho Leal, diretor da Sport Promotion, não quis dar entrevista à Folha.
Paulo Carneiro, presidente do Vitória, confirma as negociações. "Estamos buscando alternativas [de novas receitas], e a redução dos jogos na TV aberta para incrementar o ‘pay-per-view’ parece ser a melhor", disse.
Para o projeto vingar, no entanto, seria necessária uma complexa negociação com a Globo e o canal SporTV, que têm contrato pelo Campeonato Brasileiro até 2005.

OUTRO CANAL

Novela
Depois de quase seis meses de negociação, foi fechada nesta semana a venda de 90% das cotas da TV Vanguarda Paulista, emissora da família Marinho em São José dos Campos, interior de São Paulo, para José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-vice- presidente e atualmente consultor da TV Globo.
Namoro
Em reunião anteontem, João Carlos Saad, presidente da Band, iniciou formalmente o início de negociações de uma parceria com a TV 7, produtora de televisão da agência de marketing esportivo Traffic. A recém-criada TV 7 irá desenvolver novos programas, não só esportivos, para a emissora.
Nicho 1
A Rede TV! começa hoje a veicular comerciais dos primeiros produtos de seu selo fonográfico. São duas coletâneas de sucessos musicais, em caixas de cinco CDs.
Nicho 2
Os CDs também marcam o lançamento da Rede TV! Shop, segmento de vendas por telemarketing da emissora. Em 2003, o selo deverá lançar CDs do "Superpop" e "Interligado Games".
Véu
A novela "O Clone" está fazendo tanto sucesso na Argentina, uma raridade para produções brasileiras, que irá mudar de horário de exibição. A partir de segunda, a trama, um dos dez programas mais vistos no país, deixa a faixa das 15h e passa para a das 19h.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! TPM é Tensão Pré-Mercadante!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.