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"DA CAPO BEST MUSIC WRITING 2002"
Em sua 3ª edição, o livro tem 28 textos selecionados por Jonathan Lethem
Compilação propõe caminhos para ouvir música pop
THIAGO NEY
DA REDAÇÃO
"Quando descobri Steve
Young, eu estava com o
coração partido, e suas canções
contavam velhas histórias sobre
um mundo que eu conhecia. Um
mundo em que você vai a algum
lugar, mas não tem certeza de que
quer mesmo ir, em que você sente
o passado te empurrando longe e
te trazendo de volta, em que você
disfarça a tristeza com falsos sorrisos e palavras amargas, em que
você faz duras escolhas e sempre
paga um preço por elas."
O trecho, em que David Eason
denuncia as canções country de
Steve Young e a si próprio, é bom
exemplo do que se encontra em
"Da Capo Best Music Writing
2002", compilação que reúne 28
textos sobre música pop publicados neste ano nos EUA e Canadá.
Esta última edição, terceiro aniversário da série, foi arquitetada
pelo escritor Jonathan Lethem, do
premiado policial "Brooklin sem
Pai Nem Mãe" (Companhia das
Letras), entre outros. (Em 2001, a
escolha dos textos ficou sob os
cuidados de Nick Hornby.)
Na vasta biblioteca do mundo
pop que se pode vasculhar fora do
Brasil, os três números da série
"Da Capo Best" estão entre aquelas obras extremamente recomendáveis. E este último é, talvez,
o mais atemporal deles.
Lethem consegue, em comparação com as escolhas de Hornby,
selecionar número grande não
apenas de reportagens e críticas,
mas, principalmente, de ensaios.
Ácidos, bem-humorados, melancólicos... sobre rock, country, hip
hop... são textos que, daqui a cinco, dez anos, continuarão frescos,
vivos e relevantes.
Há aqui a sutileza ímpar do veterano crítico Greil Marcus
("Quando Hogan canta, você ouve uma mulher que soa como se
pudesse dizer qualquer coisa,
mesmo que ela também aparente
estar guardando pelo menos metade do que tem para dizer"), sobre Kelly Hogan; a emocionante
viagem guiada por Michael Hall
ao encontro de Roky Erickson,
vocalista do sessentista 13th Floor
Elevators, um dos primeiros grupos psicodélicos do rock -para
justificar o mito em torno de si,
Erickson ingeria qualquer coisa
que dessem a ele. Depois, foi diagnosticado como esquizofrênico.
Lethem dá espaço, também, para participantes do fórum do site I
Love Music dissecarem os Strokes. Aqui, com os anônimos, há a
lição do que seja uma boa crítica
musical: mais do que impor ao
leitor o que ouvir, apresenta
idéias de como ouvir.
Da Capo Best Music Writing
2002
Organização: Jonathan Lethem
Editora: Da Capo Press
Quanto: R$ 73 (368 págs.)
Onde encontrar/encomendar: livraria
Cultura (www.livcultura.com.br)
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