São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 2002

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"DA CAPO BEST MUSIC WRITING 2002"

Em sua 3ª edição, o livro tem 28 textos selecionados por Jonathan Lethem

Compilação propõe caminhos para ouvir música pop

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

"Quando descobri Steve Young, eu estava com o coração partido, e suas canções contavam velhas histórias sobre um mundo que eu conhecia. Um mundo em que você vai a algum lugar, mas não tem certeza de que quer mesmo ir, em que você sente o passado te empurrando longe e te trazendo de volta, em que você disfarça a tristeza com falsos sorrisos e palavras amargas, em que você faz duras escolhas e sempre paga um preço por elas."
O trecho, em que David Eason denuncia as canções country de Steve Young e a si próprio, é bom exemplo do que se encontra em "Da Capo Best Music Writing 2002", compilação que reúne 28 textos sobre música pop publicados neste ano nos EUA e Canadá.
Esta última edição, terceiro aniversário da série, foi arquitetada pelo escritor Jonathan Lethem, do premiado policial "Brooklin sem Pai Nem Mãe" (Companhia das Letras), entre outros. (Em 2001, a escolha dos textos ficou sob os cuidados de Nick Hornby.)
Na vasta biblioteca do mundo pop que se pode vasculhar fora do Brasil, os três números da série "Da Capo Best" estão entre aquelas obras extremamente recomendáveis. E este último é, talvez, o mais atemporal deles.
Lethem consegue, em comparação com as escolhas de Hornby, selecionar número grande não apenas de reportagens e críticas, mas, principalmente, de ensaios. Ácidos, bem-humorados, melancólicos... sobre rock, country, hip hop... são textos que, daqui a cinco, dez anos, continuarão frescos, vivos e relevantes.
Há aqui a sutileza ímpar do veterano crítico Greil Marcus ("Quando Hogan canta, você ouve uma mulher que soa como se pudesse dizer qualquer coisa, mesmo que ela também aparente estar guardando pelo menos metade do que tem para dizer"), sobre Kelly Hogan; a emocionante viagem guiada por Michael Hall ao encontro de Roky Erickson, vocalista do sessentista 13th Floor Elevators, um dos primeiros grupos psicodélicos do rock -para justificar o mito em torno de si, Erickson ingeria qualquer coisa que dessem a ele. Depois, foi diagnosticado como esquizofrênico.
Lethem dá espaço, também, para participantes do fórum do site I Love Music dissecarem os Strokes. Aqui, com os anônimos, há a lição do que seja uma boa crítica musical: mais do que impor ao leitor o que ouvir, apresenta idéias de como ouvir.

Da Capo Best Music Writing 2002



    
Organização: Jonathan Lethem
Editora: Da Capo Press
Quanto: R$ 73 (368 págs.)
Onde encontrar/encomendar: livraria Cultura (www.livcultura.com.br)



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