São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Procurador recusa as contas de "O Guarani"

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

O procurador-geral do Tribunal de Contas da União, Lucas Furtado, considerou irregular a prestação do filme "O Guarani", de Norma Bengell. Seu parecer, de segunda-feira, foi feito depois que a cineasta apresentou nova defesa sobre a contabilidade.
Com parte da defesa aceita, a dívida caiu de R$ 2.298.136,11 para R$ 1.112.980,77. Entre os valores impugnados, ele diz que a diretora "sacou pró-labore em percentual quatro vezes maior ao legalmente permitido".
Para garantir a devolução do dinheiro, Furtado propõe o arresto dos bens da cineasta. O arresto impede a pessoa com dívida comprovada de se desfazer de seus bens. O julgamento no TCU deve ocorrer só em 2003.
Bengell não foi localizada para comentar. Em maio, em carta ao jornal "O Estado de S.Paulo", ela escreveu que, para dirigir o filme, não pôde "executar o projeto na sua parte burocrática e fazer a contabilidade".
Relatou que, ao ser informada de que havia erros, contratou uma economista para "verificar as contas, já que os contadores não conseguiam" e que "jamais agiria de má-fé com o cinema".

SILÊNCIO
A Ancine colocou em consulta pública (www.ancine.gov.br) as regras para a cobrança da Condecine, principal fonte de arrecadação da agência de fomento ao cinema. A criação da taxa gerou a maior chiadeira quando foi anunciada. Mas, desde 4/11, só uma sugestão foi enviada -pelo cineasta e distribuidor André Sturm.

OUTONO QUENTE
Será sobre sexo e prazer na terceira idade o novo filme de Cláudio Assis, autor do ainda inédito e já superpremiado "Amarelo Manga".

CLARICE POR CARVALHO
E depois de Raduan Nassar ("Lavoura Arcaica"), Luiz Fernando Carvalho filmará "A Paixão Segundo G. H.", de Clarice Lispector.

DIGITAL DE A a Z
O produtor Eugênio Puppo prepara o "Guia Ilustrado do Cinema Digital" para o ano que vem. O volume pretende desvendar todos os mistérios do formato, para ajudar cineastas a produzir mais, melhor e com menos dinheiro.

TIM TIM
"Cidade de Deus" alcança hoje os 3 milhões de espectadores no Brasil.

PARCEIROS
Marçal Aquino entregou a Maria Padilha o roteiro de "Amor Sujo". Desenvolverá outro tema para Beto Brant e deve trabalhar também com Andrucha Waddington.


Texto Anterior: Crítica: Francês é pura delicadeza
Próximo Texto: DVDS/lançamentos: A Loja da Esquina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.