UOL


São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
Ô ABRE ALAS
Com Lira Paes, o Lirinha, do grupo Cordel do Fogo Encantado, não tem essa história de "show"; o que ele e sua trupe fazem no palco é um espetáculo, com música, poesia e vários elementos cênicos; Lirinha acaba de participar, como ator, do filme "Árido Movie", de Lirio Ferreira; ele também marcou presença na trilha sonora de "Lisbela e o Prisioneiro"

Sincretismo

Como se dividem os brasileiros, quando o assunto é religião? Uma recente pesquisa do Target Group, do Ibope, relacionou a opção religiosa com Estado e classe social. Nas classes A/B, por exemplo, o espiritismo encontra mais força: 58% dos entrevistados do topo da pirâmide social declararam-se adeptos. Entre as classes D/E, esse índice é de 12%. A camada mais pobre da população é evangélica, em sua maioria (41%, contra 28% de católicos e 21% de adeptos das religiões afro-brasileiras).
 
Surpresa: o maior índice de adeptos declarados das religiões afro-brasileiras fica em Porto Alegre, com 8%. Em Salvador, só 1% da população admitiu segui-la. Explica-se: segundo a pesquisa, os soteropolitanos não gostam de declarar sua religião. Em Fortaleza, o catolicismo é forte, com 70% de adeptos, seguida de Curitiba, com 66%.

SEMIFINAL
A cidade de São Paulo pode, sim, sediar uma Olimpíada -de policiais.
 
O governo do Estado enviou para o comitê organizador, nos EUA, documento inscrevendo a cidade na disputa. Assinaram o secretário de Segurança, Saulo de Castro Abreu, e o de Esportes, Lars Grael.

VIDA NOVA
Ausente desde julho da televisão, Joelmir Betting volta às telas da Rede Globo neste domingo, no "Fantástico" -mas como garoto-propaganda do banco Bradesco.
 
Ele vai, pela primeira vez na vida, estrelar uma campanha publicitária, pedindo que as pessoas invistam num novo fundo do banco.

ESTADO DEPLORÁVEL
A cantora Sandy, quem diria, já tomou um porre daqueles e tem vida sexual das mais ativas. "Fiquei num estado deplorável", diz a cantora sobre o Réveillon em que misturou sete caipirinhas com champanhe e vinho branco. Sobre virgindade, ela diz nunca ter levantado essa bandeira.
 

"Só não vou com um namorado ao motel porque o segurança teria que ir junto", conta a irmã de Junior, em entrevista à revista "Istoé" que chega amanhã às bancas.

TÃO LONGE, TÃO PERTO
O roqueiro Supla dá show amanhã no Baretto, do hotel Fasano. Ao piano, seu irmão mais novo, João. Supla só fez uma "exigência" à casa: colocar a mãe, Marta Suplicy, bem longe do palco, bem como o pai, o senador Eduardo Suplicy.
 
"Não dá para cantar olhando para a cara deles", diz. Marta vai ao show com o marido, Luis Favre. A companhia de Suplicy na noite musical ainda é um grande mistério.

SÍLFIDE
Pela primeira vez na história do Carnaval carioca, o Rei Momo pode ser magrinho, magrinho. É que, numa decisão inédita, os organizadores do concurso decidiram não estipular um peso mínimo para os candidatos. Um dos 17 finalistas pesa míseros 62 quilos -menos da metade dos 130 quilos exigidos até o ano passado. A final do concurso é no dia 12. O prêmio: R$ 9.000.

NOVO ROUND
O advogado paranaense Roberto Antonio Busato deve ser lançado em breve para disputar a presidência da OAB nacional. Ele é o candidato de Rubens Approbato, o atual presidente. Nas eleições das OABs regionais, nesta semana, o grupo da situação acabou elegendo chapas em São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre outros Estados.

BASEL
A galeria André Millan é a mais nova integrante brasileira da feira de Basel em 2004, considerada a mais importante do mundo. André vai levar seu time de oito artistas, mas, desde já, quer reservar uma sala especial para a instalação "Branquinho", de Mira Schendel, artista que viveu durante 39 anos no Brasil. "Vou fazer uma homenagem a eles levando uma artista suíça que poucos por lá conhecem", diz André.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E LUCRECIA ZAPPI


CURTO-CIRCUITO

A galeria Nara Roesler inaugura hoje duas individuais: Boi expõe 12 pinturas recentes e José Patrício traz a série "112 Dominós", a partir das 11h.
O DJ Nicolas Lutz faz workshop sobre música eletrônica hoje, das 16h às 18h, na loja E-music da rua Augusta.
O chef e consultor gastronômico Luiz Cintra lança seu primeiro livro de receitas, "Um Chef sem Segredos", hoje, na casa Santa Luzia, entre as 10h30 e as 14h30.
Mário Bortolotto faz apresentação única do monólogo "Kerouac", hoje, no Sesc Santo Amaro, às 20h.
Paulo von Poser e Mônica Vendramini abrem exposição cujo tema são as rosas, hoje, às 12h, na galeria Mônica Filgueiras.
Amanhã, às 11h30, o pianista Miguel Proença se apresenta na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, com repertório de Schumann, Brahms e Villa-Lobos.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rodapé: Simulacros da carne
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.