São Paulo, segunda-feira, 29 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV Globo já grava "telefilme" dos 40 anos

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo está gravando desde a semana passada o especial que irá contar os 40 anos de teledramaturgia da emissora e que só irá ao ar em 28 de abril de 2005. As gravações terminam dia 14 de dezembro. Estão adiantadas porque o programa, ainda sem título, levará três meses em pós-produção (montagem, finalização).
Isso será necessário porque o especial misturará imagens gravadas hoje com cenas originais de cerca de 20 novelas da Globo, exibidas desde 1971. Através de computação gráfica e efeitos especiais, as imagens e falas atuais serão sobrepostas às das novelas, parecendo um diálogo perfeito, como no filme "Forrest Gump".
O especial terá 90 minutos. "É praticamente um telefilme", diz Luiz Gleiser, coordenador do projeto Globo 40 Anos.
Escrito por Euclydes Marinho e Rafael Dragaud e dirigido por Fabricio Mamberti, o programa contará a história da personagem Rosa, a partir de 1971, quando ela, como a Globo, tinha seis anos.
"Rosa está em busca de si própria e do amor. Ela entra nas cenas das novelas, contracena como se estivesse lá e volta à sua realidade modificada", adianta Gleiser.
Adriana Esteves é a protagonista adulta e Isabelle Drumond (a Emília de "Sítio do Picapau Amarelo"), a criança. Zeca, o par adulto de Rosa, é Reynaldo Gianecchini. Cerca de 40 atores de primeiro nível da Globo participam. Alguns, com uma única fala.

OUTRO CANAL

Na área A Globo deverá transmitir três jogos por rodada do Campeonato Brasileiro a partir de 2006, e não dois como atualmente -um para São Paulo e outro, normalmente disputado por algum clube do Rio, para o resto do país. A terceira partida terá times do Sul, Minas Gerais ou Nordeste. Para atender a interesses regionais.

Escola 1 A novela "Senhora do Destino" é um sucesso não só de audiência mas também de repercussão -se escreve muito sobre ela em jornais, revistas e sites. Grande parte dessa repercussão se deve ao próprio autor da trama, Aguinaldo Silva.

Escola 2 Silva, que em novelas anteriores não era muito acessível à impressa, agora é outro. Até contratou uma assessoria de imprensa particular. A inspiração vem de Manoel Carlos, craque em repercutir suas tramas. Antes de "Senhora" estrear, Silva estudou atentamente o autor de "Mulheres Apaixonadas".

Saída A direção da Record ainda não decidiu se "Sem Saída" sai do ar em dezembro ou se continua até março. É que o programa, embora ofuscado pela novela das oito da Globo, tira audiência do SBT.

Festa A Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV) comemora 42 anos nesta quarta com almoço em Brasília. O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, será a estrela do evento.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.