São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instalação e DVD formam obra multimídia

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não conte com tenores a entoar dós de peito, ou sopranos em sinuosas coloraturas. O DVD "Ópera das Pedras Primeiras Vozes", com concepção da artista plástica Denise Milan, que está sendo lançado hoje pelo selo Sesc, é uma videoarte com música do mineiro Marco Antônio Guimarães, fundador do Grupo Uakti.
Com 27 minutos de duração, a "ópera" tem quatro atos, e seus personagens são pedras como basalto e ametista, em uma jornada contada pelas vozes de Rodrigo Milan Perez e Madalena Bernardes, com texto de Denise Milan cheio de intenções poéticas e aliterações.
"O libreto faz uma associação entre o processo de criação artística, o processo de criação da ametista e o processo de criação da Terra", diz a artista, que atuou ao lado de um grupo de jovens cineastas paulistas para dar a forma final ao trabalho.
"Pensei em ópera porque trabalha a integração estilística de vários meios", explica. "Não se trata de teatro "normal': é uma ópera porque narra uma epopéia. Eu sempre ouvia o som das pedras ao imaginar a obra".
O DVD será exibido no auditório do 3º andar do Sesc Pinheiros. No térreo, fica a escultura "Entes Pétreos", com 12 ametistas de 1,80 m de altura, recolhidas ao longo de dois anos em garimpos brasileiros.
"Selecionei as formas que mais se assemelham ao ser humano.
No vídeo, há uma pedra que tem cabeça e ombro. Não esculpo isso. O meu esculpir é destacar das formas observadas as que melhor contam a epopéia", sintetiza Milan. O evento prevê ainda, no dia 7, palestra do ensaísta francês Jean Galard sobre a criação de Denise Milan.


ÓPERA DAS PEDRAS PRIMEIRAS VOZES
Quando:
hoje, às 21h (lançamento); ter a sex, das 13h às 22h; sáb e dom, das 10h às 19h. Até 28/1
Onde: Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 3095-9400)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Ópera no Teatro São Pedro conta caso clínico real
Próximo Texto: "Grande Sertão" chega à Estação da Luz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.