São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas japonesas criam mangá para iPod

Projeto permite que leitor escolha trilha sonora para acompanhar HQs nos aparelhos de última geração

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois do papel e das telas de TV, cinema e até celular, as ultrapopulares histórias em quadrinhos japonesas conhecidas como mangás chegaram à nova fronteira: poderão ser baixadas e lidas nos modernos iPhone e iPod Touch, da Apple.
O anúncio foi feito durante uma conferência de quadrinhos em Hong Kong, pelas duas empresas japonesas envolvidas no projeto, a Voice Bank, Inc. e a Digital Manga Association Japan.
Os mangás já estão disponíveis gratuitamente -em "streaming", ou seja, em transmissão direta, sem download- em www.digitalmanga.org, mas é preciso ter um dos iPods de última geração (ainda raros no Brasil) para acessá-los.
A interface do site é em japonês, mas vários dos mangás disponíveis já estão em inglês.
A idéia do chamado Digital Manga Project é aproveitar as inovações dos modernos tocadores de música (que incluem vídeo, sistema de navegação por toque, celular etc.) para expandir o universo dos mangás.
"A interface de toque é nova e precisa de conteúdo novo, ela funciona perfeitamente para digitalizar conteúdo de papel, como os mangás", disse à Folha o presidente da Voice Bank, Yoshihide Kinokawa, por telefone, de Tóquio.
"O projeto também permite criar uma trilha sonora para ouvir enquanto se lê, o que muda completamente a atmosfera do mangá. É esse tipo de combinação que experimentamos."
Segundo Kinokawa, os mangás deverão estar disponíveis também para download a partir de fevereiro.
O próximo passo é oferecer um canal para eles no iTunes, o programa que gerencia o iPod e por meio do qual é possível comprar e baixar conteúdo (vídeos, música, audiobooks).
Mas, como acontece com todo material on-line, os adolescentes japoneses e fervorosos fãs de mangá em países como os EUA não estão aguardando e já fazem downloads ilegais.
Mesmo com as histórias apenas em "streaming", é possível gravá-las e baixá-las com programas disponíveis na rede.


Texto Anterior: Membro do APC lançou três discos
Próximo Texto: Música: Hime relembra parcerias em show
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.