UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Medo e crise fazem paulistano ver mais TV

C.G.


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O telespectador da Grande São Paulo, principal mercado consumidor do país, viu em 2003 cinco minutos por dia a mais de TV do que em 2002. Segundo dados do Ibope, obtidos com exclusividade pela Folha, o paulistano permaneceu com a TV ligada durante cinco horas e oito minutos por dia de janeiro a novembro deste ano, contra cinco horas e três minutos do mesmo período de 2002.
Segundo Ana Helena Meirelles Reis, diretora do instituto MultiFocus, especializado em pesquisas sobre hábitos da audiência infanto-juvenil, o motivo do crescimento do tempo de permanência diante da TV se deve à violência e, principalmente, à crise. "Com menos dinheiro, as pessoas ficam mais tempo em casa, e a TV se confirma como o principal veículo de entretenimento", diz.
No ano passado, quando houve Copa do Mundo, o público da Grande São Paulo já tinha assistido nove minutos à mais de televisão do que em 2001, ano do "apagão", quando o país enfrentou racionamento de energia elétrica. Em 2001, a média de permanência em frente à TV foi de quatro horas e 54 minutos por dia.
Com a marca de cinco horas e oito minutos, 2003 praticamente iguala o tempo de permanência diante da TV de 2000, quando se assistiu televisão durante cinco horas e nove minutos/dia, de acordo com o Ibope. Pelo menos para o mercado publicitário, 2000 foi o melhor dos últimos anos.

OUTRO CANAL

Sobrevida
O Bradesco deve renovar nesta semana contrato de patrocínio do "Show do Milhão", do SBT. O banco, que agora tem pôsteres de Silvio Santos em suas agências, negocia detalhes. O programa pode voltar ao ar ainda em janeiro.

Adiado
Ficou para 2004 a decisão sobre a renovação ou não do contrato da Globo com a dupla Sandy e Junior. Na emissora, aposta-se em um rompimento, não em entendimento.

Esforço 1
A produção de "Celebridade", novela das oito da Globo, trabalhou nos últimos três domingos. Tudo para ter folga coletiva de terça a domingo que vem. Comparada com a tumultuada "Esperança", em 2002, "Celebridade" _com capítulos gravados pelo menos uma semana antes da exibição_ é uma tranquilidade geral.

Esforço 2
Já a próxima novela das sete, "Da Cor do Pecado", só pára nesta quarta e quinta-feira. A diretora Denise Saraceni quer estrear a novela, dia 26, com 18 capítulos de frente.

Safra
A Globosat vai distribuir em "pay-per-view" (pague para ver), pelas operadoras Net e Sky, 24 produtos originais da TV Globo durante 2004. A exibição será alguns meses após o lançamento desses programas em DVD.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.