São Paulo, sábado, 29 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Especial busca atualidade de Orfeu

DA REPORTAGEM LOCAL

"Todo mito é uma narrativa que pretende fazer uma revelação, dizer alguma coisa que não cabe nas palavras." Assim é aberto o documentário "Orfeu Hoje", que o Canal Futura exibe hoje. O filme parte de uma encenação da ópera de Monteverdi no Municipal do Rio para mostrar que a peleja do poeta pelo amor de Eurídice, ainda que originária da Grécia Antiga, não ficou datada. Aqui e ali, depoimentos de Adriana Calcanhotto, Antonio Cicero, Pedro Süssekind e outros sustentam a proposição.
Para Süssekind, Orfeu segue contemporâneo porque "simboliza a própria inspiração poética". Já a artista plástica Beatriz Milhazes vê na "idéia do divino, do poder da natureza" a força do mito helênico.
Por seu lado, a editora Heloisa Buarque de Hollanda diz identificar-se com o dono da lira pelo caráter visceral de suas paixões: "Encarei o inferno [onde Orfeu vai buscar Eurídice] em todo amor que tive".
Por fim, Cacá Diegues rememora o "Orfeu da Conceição" (1956) de Vinicius de Moraes e lembra o seu espanto ao assistir, em 1959, à adaptação do musical para o cinema ("Orfeu Negro", de Marcel Camus).
"Não tinha nada a ver com a peça do Vinicius. Falei: um dia eu vou fazer esse filme." Quatro décadas depois, chegaria aos cinemas o seu "Orfeu". (LUCAS NEVES)

ORFEU HOJE
Quando:
hoje, às 21h
Onde: Canal Futura


Texto Anterior: Topetão: Inscrição para "Aprendiz 5" termina amanhã
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.