São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto cria acervo especializado

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O projeto Pirelli/Masp foi concebido em 1990, com o objetivo de realizar com a fotografia nacional um trabalho de caráter permanente, sem a transitoriedade da mostra isolada.
A proposta dos criadores (a Pirelli no Brasil e o Museu de Arte de São Paulo) foi a de reunir as obras mais representativas dos melhores fotógrafos.
O projeto previa ainda a criação de um acervo especializado em fotografia contemporânea brasileira -o que vem acontecendo nos últimos dez anos.
Na coleção Pirelli/Masp, podem ser encontrados trabalhos de fotógrafos como David Drew Zingg (morto no ano passado), Cláudia Jaguaribe, Anna Mariani, Paulo Vainer, Kenji Ota e Gal Oppido, que participaram do evento em 1994.
Também é possível encontrar obras do francês Pierre Verger (1902-1996), que, com seu trabalho, revelou os cultos afro-brasileiros, e do baiano Mário Cravo Neto.
No campo da publicidade, podem ser vistas as imagens mais significativas de Chico Albuquerque (1917-2000), que foi pioneiro nessa área.
Os temas jornalísticos das décadas de 40 e 50 estão presentes nas imagens de Jean Manzon e José Medeiros, assim como as tendências fotojornalísticas dos anos 80 e 90 são encontradas nos trabalhos de Jorge Araújo, repórter fotográfico da Folha. (AMG)




Texto Anterior: Fotografia: Pirelli/Masp volta seus olhos para o passado
Próximo Texto: Ciclo: Conferências fazem busca de tempo perdido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.