São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Eliana Rodrigues/GNT
O CLONE Parece Rodrigo Santoro, mas não é; Renée Castrucci confundiu tanta gente na SP Fashion Week que o GNT divulga amanhã, às 22h, enquete perguntando se ele é ou não o mais bonito

Universidades vão à Anatel contra a Net

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Canais universitários, comunitários e legislativos de vários Estados brasileiros, entre eles São Paulo e Rio Grande do Sul, estão em pé de guerra com a operadora de TV paga Net, a maior do país.
Entidades representativas desses canais públicos ameaçam até entrar na Justiça. Anteontem, a diretoria do CNU-SP (Canal Universitário de São Paulo) _que veicula programação produzida pela USP, PUC, Mackenzie, Unip, São Judas, Unicsul e Uniban_ decidiu, antes de apelar à Justiça, entrar com representação contra a Net na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O motivo da discórdia é a mudança, sem aviso prévio, da posição dos canais. No início do mês, a Net mudou o CNU-SP do canal 15 para o 7. O Canal Comunitário, que ocupava o canal 14, passou para o 6. No 14 e 15, a Net passou a abrigar os chamados canais eventuais, que ela aluga a empresas.
O problema principal é que os canais 6 e 7 sofrem interferências. O 6 é usado em muitos condomínios para circuito interno de TV.
"Não contestamos o direito da operadora mexer nos canais, mas ela tem obrigação de levar nosso sinal com qualidade", diz Gabriel Priolli, da ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária).
A Net afirma que "está em negociações com os canais e avaliando quais são as suas reivindicações, a fim de adequá-las para chegar a uma alternativa satisfatória para ambas as partes".

OUTRO CANAL

Língua solta
O jogador Romário vai virar apresentador de TV. Marlene Mattos, diretora artística da Band, se reuniu com o craque nesta semana. As negociações estão avançadas. Outra aquisição de Marlene será Preta Gil, filha de Gilberto Gil. Com ela, só falta assinar o contrato, para um programa semanal "irreverente e polêmico".

Vem aí
Abril não será mês apenas de estréias na programação das emissoras. Na Globo, aguarda-se para esse mês a definição do novo organograma da emissora, com o provável retorno (definitivo) de Marluce Dias da Silva, afastada para tratamento médico. No SBT, a expectativa é de que em abril sai o nome do novo vice-presidente.

Pontapé
A cúpula da Globo começa a discutir na próxima terça-feira a programação que irá estrear em abril. Os pilotos de humor exibidos no final de ano serão avaliados.

Boicote 1
Telespectadores escreveram para a Record ontem para reclamar da falta do sinal da emissora na DirecTV (operadora de TV paga via satélite) durante o "Cidade Alerta" de quarta-feira.

Boicote 2
A Record saiu do ar (só na DirecTV) bem no momento em que era anunciada uma reportagem sobre a decisão unilateral da operadora de não mais transmitir as redes Mulher e Família, ambas da Igreja Universal. A DirecTV não se pronunciou.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Fashion Bicha! A Gisele tá a cara do Biro Biro!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.