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CINEMA/ESTRÉIAS
"UM SHOW DE VERÃO"
Longa com Angélica e Luciano Huck busca espectador inexplorado no país; MTV está de olho no filão
Comercial declarado, filme mira os teens
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
O filme mal começa, e a primeira frase já diz tudo: "Como é que
entra nesse Oi Pegação?". É uma
das patricinhas de "Um Show de
Verão" (que estréia hoje nos cinemas), exibindo seu celular da
marca Oi, o primeiro merchandising a circular pela trama.
Protagonizado pelos apresentadores globais Angélica e Luciano
Huck, o longa mostra o outro lado do "Brasil que vai ao Oscar".
Busca faturamento, não prêmios.
"Um Show de Verão" é mais um
produto de Diler Trindade, 60, titular de algumas das maiores bilheterias do cinema nacional (filmes de Xuxa, Renato Aragão e padre Marcelo Rossi).
Conhecido por conceber seus
longas de maneira "industrial",
Trindade agora mira o espectador
adolescente -o maior filão de
Hollywood-, pouco explorado
pelas produções brasileiras.
"Era publicitário quando vi "Bete Balanço" [1984] e decidi fazer cinema. Sempre quis produzir para
jovens, mas o cinema brasileiro
não tinha essa cultura na época.
Também tive dificuldades em encontrar um ícone dos adolescentes. Acabei partindo para os infantis com a Xuxa", diz Trindade.
O produtor realizou uma tentativa em 1990, com "Sonho de Verão" e suas paquitas apimentadas.
"Os adolescente até podiam ter
aversão às paquitas, adoradas pelas crianças. Mas iam ao cinema
para vê-las de biquíni." O filme teve 2,8 milhões de espectadores.
Em 2002, outro longa com temática jovem estreou no Brasil,
"Houve uma Vez Dois Verões",
de Jorge Furtado. Foi sucesso de
crítica, fracasso de público.
Para Trindade, que prefere o resultado inverso, o público jovem
torna-se cada vez mais atraente
para o emergente mercado cinematográfico brasileiro, e este poderá ser um nicho poderoso.
"Os americanos sabem bem
aproveitar esse espectador. "American Pie", por exemplo, é um sucesso, mas é péssimo e não tem
nada a ver com a nossa cultura."
André Mantovani, diretor-geral
da MTV Brasil, também acredita
no potencial do mercado cinematográfico para o espectador jovem. O canal irá rodar neste ano
seu primeiro longa, direcionado a
esse segmento. "Há uma demanda que acaba sendo preenchida
pelos americanos. Nossa concorrência será a desses filmes", diz.
Para Mantovani, os veículos de
comunicação brasileiros relutam
em investir em produtos para esses consumidores. "Mesmo na
TV são poucas as opções. A dificuldade existe porque é um público muito segmentado, com linguagem específica", afirma.
Para maiores
Rodado com R$ 2,8 milhões,
"Um Show de Verão" estréia em
150 salas e verba de R$ 1,2 milhão
para divulgação. A direção é de
Moacyr Góes ("Xuxa em Abracadabra" e "Maria - A Mãe do Filho
de Deus") e o roteiro é de Flávio
de Souza ("Ilha Rá-Tim-Bum").
Conta a história de uma garota
suburbana, Andréa (Angélica),
que se torna cantora famosa.
A saga é entrecortada por nada
mais nada menos que 12 clipes,
uns teens (CPM 22, Detonautas),
outros nem tanto (Capital Inicial,
Lulu Santos). Tem no elenco José
Mojica Marins e Marcos Mion.
Com alguns seios de fora, o filme foi classificado pelo governo
para maiores de 14 anos. O produtor recorreu, mas ontem o "Diário
Oficial" da União publicou a decisão de manter a classificação.
Uma péssima notícia para a nascente indústria de cinema teen.
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