São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

"Zodíaco", de David Fincher, supera "Benjamin"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Oscar se encantou com a história de Benjamin Button e o indicou à penca de 13 prêmios. É um filme bem levado, respeitável, com um ótimo Brad Pitt e maquiagem ainda melhor etc. etc.
Mas eu sou mais "Zodíaco" (HBO, 22h50, não indicado para menores de 14 anos).
Há, em "Benjamin Button", algo do que alguém denominou "filme americano inteligente". No caso, disposto a dar conta de um século, e de trás para diante. Não raro faz lembrar "Forrest Gump" (não por nada, tem o mesmo roteirista).
"Zodíaco" tem bem menos para nos impressionar. Para começar, existe um "serial killer". Depois, um detetive obsessivo em luta para desvendar os crimes.
Quanto mais o filme evolui, somos levados mais próximos de uma frustração (em termos do que um espectador busca do espetáculo), e a revelação do mistério parece cada vez mais se substituir pela reafirmação do mistério. Não é fácil fazer um filme assim e de sucesso, como fez David Fincher.


Texto Anterior: Televisão/Reality show : Programa exibe aspirantes a artistas
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.