São Paulo, sexta, 30 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretora anotava situações do dia-a-dia

da Sucursal do Rio

Dois carros param em um sinal. Em um deles está uma mulher. No outro, um homem. Um ambulante vendendo bombons circula entre os carros. O homem chama o ambulante, compra todos os bombons e pede ao vendedor que os entregue para a mulher no carro ao lado, acompanhados de um cartão com seu telefone.
A cena está em "Como Ser Solteiro" e dá uma idéia de como foi preparado o roteiro do filme.
"Eu vi isso da janela lá de casa, contei para a Rosane e ela colocou no filme. Ela é muito antenada. Tudo o que ouvia, anotava", conta o ator Ernesto Piccolo, que interpreta o personagem Cláudio.
Muitas outras cenas foram incorporadas ao roteiro dessa maneira. Rosane Svartman chegou a sair de casa sempre acompanhada de um bloco, para anotar situações contadas por amigos.
"As pessoas me contavam casos e eu ia colocando no roteiro. Não dá para achar que se vai escrever sozinha a história de quatro personagens", diz a diretora.
Outro exemplo: em uma festa, Svartman ouviu a queixa de um amigo sobre as mulheres e colocou a frase em uma conversa entre os personagens Cláudio e Ricardo. Na cena, Cláudio queixa-se que as mulheres só estão interessadas "no corpinho" dos homens.
"Como Ser Solteiro" surgiu da união de dois projetos para curtas. "Couraça de Metrópole" contava as desventuras afetivas de uma mulher jovem no Rio, "Como Ser Solteiro" era uma espécie de versão masculina para a história.
"Quando conheci Clélia, durante as filmagens de 'Veja Esta Canção' (de Cacá Diegues), resolvemos juntar os dois roteiros e fazer um longa", conta a diretora.
A dupla já tem outros projetos. Um é o longa "Quando Éramos Virgens", onde as diretoras Rosane Svartman, Tata Amaral, Isabel Diegues e Betsy de Paula contarão histórias sobre a virgindade.
Outro projeto é "N.R.A. - Nenhuma das Respostas Anteriores", uma comédia na linha de "Como Ser Solteiro", mas com um tratamento mais elaborado de roteiro e de produção.
Mais um: a dupla está em conversações com um canal de TV a cabo -mantido em sigilo- para transformar "Como Ser Solteiro" em uma minissérie.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.