São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ARTES

Expositores russos são multados por polêmica mostra de tema religioso
A Justiça russa determinou aos organizadores de uma exposição no país que paguem o equivalente a R$ 9.000 por "incitar o ódio religioso". A mostra "Cuidado! Religião" entrou em cartaz em janeiro de 2003, no museu Sakharov, em Moscou.
Entre os trabalhos apresentados, estavam um logo da Coca-Cola ao lado de uma imagem de Jesus Cristo, com os dizeres "Este é o meu sangue", além de uma imagem de um santo com um buraco no lugar da cabeça, em que os visitantes podiam colocar seu próprio rosto.
A polêmica mostra gerou várias reclamações, e algumas das obras foram alvo de vandalismos. A Igreja Ortodoxa Russa protestou contra o museu.
Alguns dos artistas que tinham obras na exposição demonstraram insatisfação com a decisão judicial, afirmando que é um "atentado à liberdade de expressão" e mostrando-se contra a forte influência da igreja. Os réus devem apelar à Corte Européia para Direitos Humanos. (DA FOLHA ONLINE)


Texto Anterior: Música: Bethânia canta um Vinicius "quente"
Próximo Texto: Cinema: "Contra Todos" ganha Prêmio Fiesp/Sesi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.