São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Não Olhe para Trás
Record, 15h15.
  
(Don't Look Behind You). EUA, 1999, 91 min. Direção: David Winning. Com Patrick Duffy. Ao descobrir que o patrão é contrabandista de armas, traficante de narcóticos e tal, o sujeito que administra seu dinheiro opta por denunciá-lo ao FBI.

Volta por Cima
Globo, 16h.
  
(Get Over It). EUA, 2001, 87 min. Direção: Tommy O'Haver. Com Kirsten Dunst. Rapaz faz de tudo para reconquistar a namorada bonitinha, mas, com o passar do tempo, o interesse dele se volta para a irmã mais nova da ex.

Lisbela e o Prisioneiro
Globo, 22h05.
 
Brasil, 2003. Direção: Guel Arraes. Com Débora Falabella. Comédia sobre o envolvimento de Lisbela, uma jovem sonhadora que vive mais nos filmes a que assiste do que na vida real, e Leléu, que não é o seu noivo e vive sendo perseguido por um matador. Inédito.

Premonição
SBT, 22h30.
 
(Final Destination). EUA, 2000, 95 min. Direção: James Wong. Com Devon Sawa. Premissa ok: adolescente tem premonições de fatos terríveis. Eles se confirmam. A angústia da morte conduziria o suspense adolescente, não fosse o FBI intervir.

Contagem Regressiva
Record, 22h30.
  
(Countdown to Chaos). EUA, 1999. Direção: Dick Lowry. Com Ken Olin. Na virada do milênio para o ano 2000, especialistas temem que à meia-noite, os computadores pensem estar entrando no ano zero. O governo então contrata Nick Cromwell, um cientista da computação, para tentar detectar os problemas que possam aparecer. Porém, ao dar meia-noite, a situação sai fora de controle e começa a acontecer uma grande devastação.

Intercine
Globo, 1h55.

À quinta está reservada ao vencedor do duelo entre dois inéditos: "Fúria Brutal" (1997, de Nelson McCormick, com William Forsythe) e "Noriega, o Favorito de Deus" (1999, de Roger Spottiswoode, com Bob Hoskins).

Com 007 Só se Vive Duas Vezes
SBT, 2h45.
   
(You Only Live Twice). Inglaterra, 1967, 125 min. Direção: Lewis Gilbert. Com Sean Connery. A Spectre do criminoso Pleasence é a responsável pelo desaparecimento de foguetes das duas superpotências (era assim, na época). Para evitar que elas entrem em guerra, 007 tem de entrar em ação. Sendo Sean Connery, tanto melhor. (IA)

A indústria cultural e a moda

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Poucos assuntos se prestam tanto ao estilo de Robert Altman quanto o mundo da moda. É um mundo ao mesmo tempo trepidante e ligeiro, feérico e superficial, envolve os mais diversos tipos de personagens, dos costureiros à imprensa.
Tudo isso está em "Prêt-a-Porter" (HBO, 16h45). E, se é possível dizer que o assunto se acomoda bem a Altman, é porque ele facilita o filme-painel em que pequenas histórias acompanham os mais diversos personagens.
Se o filme não satisfaz inteiramente, é porque Altman parece não se interessar por esse universo de plumas e paetês. Castiga-o com humor delicado, o que é bom, mas não cria margem para que nós, espectadores, compreendamos o funcionamento disso que hoje constitui, talvez, a essência da indústria cultural.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Vou contratar o Palófi pra caseiro!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.