São Paulo, sexta-feira, 30 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Última Moda

Alcino Leite Neto - ultima.moda@folha.com.br

A moda hiperindividual

Jovens de Tóquio vivem uma nova relação com as roupas

Só depois de uma visita a Tóquio fica evidente a idéia muito propagada de que a moda é um dos elementos culturais mais fortes da atualidade. Não tanto pelo imenso número de grifes e lojas que a capital japonesa possui, mas pela relação que boa parte dos habitantes dessa cidade de quase 35 milhões de pessoas estabelece com as roupas, sobretudo os mais jovens.
Em Tóquio, porém, é preciso rever o conceito dominante de moda. Lá, o ato de vestir se transformou num ato de criação -muito pessoal e elaborado. Assim, a moda como simples comprometimento com as tendências deixou de vigorar. O que se vê nas ruas é uma releitura individual e incessante dos estilos vigentes no momento.
Rapazes e garotas sobrepõem peças e acessórios como se o traje fosse um jogo complexo, no qual contam tanto elementos do presente quanto os do passado, tanto as roupas de luxo como as mais baratas, tanto o que é tendência quanto o que caiu em desuso. O que faz a novidade é a ousadia e a independência em relação às regras.
A vontade de se distinguir socialmente por meio da roupa foi elevada a uma dimensão absoluta -hiperindividualista-, em que não interessa nem mesmo definir a classe social a que se pertence, mas parecer um caso único, sem rótulo possível.
Ao mesmo tempo, como reação, grupos de jovens se reúnem no bairro de Harajuku trajados uns iguais aos outros, como se a roupa definisse um clã, seja de punks, de grunges ou de "lolitas góticas" -que se vestem como menininhas mimadas e sensuais.
Nessa sociedade muito afeiçoada aos signos, como disse Barthes, e bastante sensível à aparência e à beleza -seja da comida, seja do gesto-, também fica clara a idéia de que a moda atualmente extravasa a questão do vestir e se imiscui com as artes e a arquitetura.
Para ter uma idéia, Prada, Tod's, Dior e outras grifes construíram lojas em Tóquio que já se tornaram referências para a arquitetura contemporânea. Hoje, são pontos turísticos tão relevantes quanto os velhos templos budistas.


ALCINO LEITE NETO viajou a Tóquio a convite da HP France e de Alexandre Herchcovitch

Anorexia atinge os Versace

A anorexia atingiu o centro da moda italiana. A filha de Donatella Versace, Allegra, está sofrendo da doença, revelou a estilista na última terça. "Allegra tem lutado contra a anorexia, uma doença muito séria, há muitos anos", disse Donatella à imprensa, ao lado do marido, o ex-modelo Paul Beck.
A garota tem 20 anos, estaria pesando atualmente cerca de 35 kg e está em tratamento no Reino Unido. "Allegra está recebendo os melhores cuidados médicos possíveis e tem respondido bem a eles", contou Donatella. A família resolveu tornar público o seu drama após se avolumarem boatos sobre a doença de Allegra Beck Versace na internet.
Allegra é dona de 50% da Versace -os demais 50% são de Donatella e de seu irmão, Santo. Ela herdou a metade do império aos 18 anos, conforme o desejo de seu tio, Gianni Versace, assassinado em 1997 em sua mansão na Flórida.


Com agências internacionais

DSQUARED NO BRASIL
Os gêmeos canadenses Dean e Dan Caten, estilistas da DSquared, chegam hoje ao Brasil para o lançamento da primeira loja da grife, na Daslu. Uma festa de boas-vindas para os gêmeos, com 300 convidados, acontece amanhã, numa casa no Morumbi. A grife, que desfila em Milão, está sendo trazida para o Brasil pelos empresários Esber Hajli e Mauricio Saade, os mesmos que representam a Diesel no país.

SLIMANE DEIXA A DIOR
O estilista francês Hedi Slimane, 38, vai deixar a Dior Homme. Seu contrato com a grife termina em julho e não será renovado, segundo a maison Dior. Slimane, que é também fotógrafo, foi responsável pela criação de uma nova silhueta masculina, de roupas muito justas, que influenciou todas as grifes. Segundo a publicação "Women's Wear Daily", o cargo deve ser ocupado pelo estilista belga Kris van Assche, 31.


Texto Anterior: Lanny Gordin lança CD e show de duos
Próximo Texto: Cinema: Auto-ajuda de "O Segredo" chega primeiro ao cinema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.