São Paulo, sexta-feira, 30 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema

Auto-ajuda de "O Segredo" chega primeiro ao cinema

Filme é baseado no best-seller homônimo, que a Ediouro lança em maio no país

Longa e livro de Rhonda Byrne abordam as "leis da atração", ou seja, a velha teoria de que, se você quiser, o Universo conspira a favor


EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

Estréia hoje em 24 salas das principais capitais do Brasil o filme "O Segredo", espécie de vídeo promocional do livro de auto-ajuda de mesmo nome, fenômeno editorial que já vendeu 6 milhões de cópias desde seu lançamento em novembro do ano passado, nos EUA.
O filme alterna depoimentos de "cientistas, empresários, filósofos e escritores" com pequenas dramatizações e defende, como o livro, a batida teoria de que, se você quer algo, o Universo conspira a seu favor.
A distribuidora de "O Segredo" diz que o DVD do filme já vendeu mais de 2 milhões de cópias no exterior. O longa é dirigido pela australiana Rhonda Byrne, 55, também autora do livro homônimo, que afirma ter estudado a vida de pessoas como Da Vinci, Napoleão, Beethoven e Einstein, e concluído que elas se tornaram importantes porque souberam usar as "leis de atração" a seu favor. Ou seja, desejaram coisas boas, e seus sonhos se realizaram.
Os direitos de tradução de "O Segredo", o livro, foram vendidos para mais de 20 países -o Brasil, inclusive. No país, o livro será lançado no dia 4 de maio, pela Ediouro, que venceu um concorridíssimo leilão iniciado em fevereiro. A aposta é grande: a edição brasileira do livro terá capa dura, como a americana, e a tiragem inicial será de 100 mil exemplares.
"Depois que compramos, foi curioso ver como isto já estava rodando no Brasil de outro jeito, o DVD já estava sendo exibido em círculos esotéricos, desde o fim do ano passado", conta o editor Paulo Roberto Pires.
"O livro resume de forma sistemática as teorias mostradas no filme, com capítulos dedicados ao uso das leis de atração na saúde, amor, finanças etc."

Caronas
O sucesso de "O Segredo" contou com um empurrãozinho da apresentadora Oprah Winfrey, que dedicou dois programas ao livro, afirmando que a filosofia positiva de Byrne é o caminho que ela própria trilhou ao longo de sua vida. Atraídos pelas vendas milionárias de "O Segredo", já surgiram títulos na linha dos seguidores de "O Código Da Vinci".
O primeiro deles é "There Is More to "The Secret'" (há mais em "O Segredo"), de Ed Gungor, que a Thomas Nelson do Brasil lança em junho. O outro é "The Secret Revealed: Exposing the Truth about the Law of Attraction" (o segredo revelado: expondo a verdade sobre a lei da atração), de Jim Garlow, que sai nos EUA em agosto.


O SEGREDO
Produção:
Austrália/EUA, 2006
Direção: Drew Heriot
Quando: estréia hoje nos cines Bombril, Lumière e circuito


Texto Anterior: Última Moda - Alcino Leite Neto: A moda hiperindividual
Próximo Texto: Comunidade no Orkut tem 12 mil membros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.