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Bandas criam estratégias contra piratas
Novos CDs dos Raconteurs e do Gnarls Barkley espelham movimentação da indústria para evitar estragos causados pela web
Disco da dupla G.Barkley teve sua chegada às lojas antecipada depois de vazar na internet; Raconteurs fez lançamento "expresso"
THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL
Após "Crazy", espécie de soul
eletrônico que se tornou uma
das músicas mais ouvidas de
2006, não era pequena a expectativa em torno do segundo disco da dupla Gnarls Barkley.
O álbum, "The Odd Couple",
estava previsto para chegar às
lojas em 8 de abril. Como muitas de suas faixas apareceram
na internet em fevereiro, a gravadora (Atlantic/Warner) antecipou o lançamento no iTunes para o último dia 18.
Numa segunda-feira (17 de
março), o grupo The Raconteurs colocou mensagem em
seu site (www.theraconteurs
.com) informando que o segundo disco da banda, "Consolers of the Lonely", estava
pronto e que começaria a ser
vendido já no dia 25.
A rapidez do processo, dizia a
banda no site, era para "levar o
disco aos fãs o mais rápido possível". Sem entrevistas, sem
material de promoção, sem cópia para a imprensa. Nada.
Ben Beardsworth, diretor da
XL, gravadora do Raconteurs,
disse que a banda cogitou a
possibilidade de não anunciar
o disco -sem nenhum aviso, o
"Consolers..." estaria nas lojas.
Dois pesos, duas medidas
A estratégia dos dois lançamentos tem como motivação
aparente a tentativa de amortizar os estragos causados pela
pirataria on-line.
Desde o advento do Napster,
em 1999, gravadoras lutam para evitar que seus discos caiam
na internet sem autorização.
(Enquanto isso, alguns artistas testam alternativas -dois
exemplos recentes são os casos
do Radiohead e do Nine Inch
Nails. Ambos colocaram seus
últimos discos para download
sem intermediários -e deixaram para os fãs a tarefa de botar
preço no produto.)
Mas, para os lançamentos
tradicionais, talvez essa opção
de antecipar a chegada dos discos às lojas traga alguns objetivos implícitos.
Veja "Third", o aguardado
terceiro álbum do Portishead.
Há duas semanas, o disco já
está na internet. Mas seu lançamento não foi antecipado. Continua num distante 28 de abril.
Por quê? Talvez porque os
comentários elogiosos em
blogs, sites e jornais sirvam para alimentar a expectativa em
torno do lançamento oficial.
Já "The Odd Couple", do
Gnarls Barkley, que exala melancolia e sem nenhuma canção tão imediata quanto
"Crazy", gerou repercussão
quase oposta à do Portishead.
Ao adiantar o início da comercialização oficial do álbum,
a gravadora amortece os efeitos
de possíveis propagandas desfavoráveis em blogs e sites.
Gnarls Barkley é formado pela voz extensa e de caráter soul
de Cee-Lo Green e pelas manipulações eletrônicas do produtor Danger Mouse.
Ambos se destacam em outros projetos (especialmente
Danger Mouse; leia ao lado),
mas a união que parecia tão
fluida em "St. Elsewhere"
(2006; chegou ao quarto lugar
na parada da Billboard) deixa
aparentar algumas arestas incômodas neste "Odd Couple".
O primeiro single, "Run", é
das poucas faixas festivas do álbum -no todo, há uma atmosfera passadista, com teclados
retrô, bateria funkeada e muitos efeitos. Música emblemática do clima do disco é a lentaça
"Who's Gonna Save My Soul".
Raconteurs
Já o formato de lançamento
de "Consolers of the Lonely",
dos Raconteurs, deixa escapar
um cheiro de hipocrisia.
Apenas uma semana separou
a divulgação do nascimento do
álbum e a sua comercialização.
Eles disseram que não deram
o disco à imprensa para que os
fãs não o recebessem sob o peso
de um pré-julgamento.
Uma comparação. No cinema, costuma-se exibir filmes
para jornais e revistas antes da
estréia para que sejam feitas as
resenhas. Quando os estúdios
têm certeza de que um filme será massacrado pela crítica, eles
costuma cancelar exibições antecipadas à imprensa.
Não quer dizer que "Consolers of the Lonely" vá ser apedrejado (até porque Jack White
é adorado pela crítica), mas não
se sabe de nenhum estúdio de
Hollywood que tenha justificado tal atitude dizendo que fez
isso "para os fãs".
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