São Paulo, segunda-feira, 30 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ ecológica mostra futuro apocalíptico

Quinto volume de série de Hayao Miyazaki discute o papel da humanidade na destruição do planeta

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O artista japonês Hayao Miyazaki é mais conhecido por ser diretor de longas-metragens de animação -ele é autor, por exemplo, de "A Viagem de Chihiro" (Oscar de melhor animação em 2003) e "O Castelo Animado". Mas Miyazaki também é quadrinista, e uma nova HQ de sua autoria acaba de sair no Brasil: o quinto volume da série "Nausicaä do Vale do Vento".
A HQ mostra um futuro apocalíptico, em que os homens, por meio de guerra e poluição, devastaram a Terra. A lição parece não ter sido aprendida, e uma nova guerra está prestes a eclodir -ao passo que o desrespeito à natureza aumenta cada vez mais. Enquanto duas nações poderosas iniciam os combates, apenas a líder de um povo pequeno, a tribo do Vale do Vento, tem mostrado consciência ecológica e humanidade, opondo-se à guerra e à destruição dos recursos naturais: a hábil e carismática Nausicaä. "Nausicaä costuma ser considerada uma fábula ecológica, que trata da relação entre homem e natureza e do papel da tecnologia no meio de tudo isso, mas eu a vejo acima de tudo como uma história pacifista", diz Marcelo Yamashita Salles, editor da versão nacional de "Nausicaä".
A série foi lançada em capítulos, de 1982 a 1994. A edição brasileira compilou a história em sete volumes -o sexto está previsto para o meio do ano e o último, para dezembro.

Filme simplificado
O mangá virou um longa-metragem de animação em 1984, dirigido pelo próprio Miyazaki. Como a história ainda não havia sido concluída, o filme aborda o equivalente aos dois primeiros volumes da série. Para Salles, o filme acabou simplificado por ter contado apenas o início da trama. "A temática ecológica não tem a força que vemos no mangá", diz. Para ele, a versão em quadrinhos "é superior, mais profunda e trata dos temas com a complexidade que exigem".
Seja por meio de um filme ou de uma história em quadrinhos, Hayao Miyazaki sabe contar histórias. Com seus mundos e personagens tão criativos e excepcionais, ele consegue refletir sobre os humanos e o seu lugar na Terra. Especialmente nessa HQ, em que ele questiona o leitor, por meio de reflexões de Nausicaä, como a seguinte: "Já sei que [nós, os humanos] somos uma raça amaldiçoada. Somos seres ignóbeis que só fazem machucar, usurpar, poluir e queimar o planeta. Não adianta querer o seu perdão agora. Os bichos são bem melhores que nós...".


NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO - VOLUME 5 Autor: Hayao Miyazaki
Editora: Conrad
Quanto: R$ 29,90 (144 págs.)



Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: "Gran Torino'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.