São Paulo, Terça-feira, 30 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍDEO
"Heavy Metal, Universo em Fantasia" reúne rock do Sabbath, roteirista de "Alien" e astros da HQ como Chaykin
Clássico da animação é lançado após 18 anos

ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

Demorou, mas finalmente foi lançado em vídeo no Brasil, pela Columbia Pictures, o longa-metragem de animação "Heavy Metal, Universo em Fantasia". Para compensar a demora, a distribuidora apresenta edição revista e remasterizada digitalmente, disponível nas locadoras para venda direta.
"Heavy Metal", lançado nos cinemas dos EUA em 1981, é um daqueles clássicos instantâneos. Seu sucesso advém da combinação entre animação de qualidade, roteiros que fogem ao conservadorismo e música de alguns grupos de rock de sucesso da época.
Ao longo dos anos, o filme continuou sendo exibido em sessões especiais de meia-noite em cinemas dos EUA e da Europa. As cópias eram ainda as da primeira tiragem, de 1981, com qualidade sofrível.
Em 1996, nos 15 anos do filme, a Columbia decidiu relançá-lo nos cinemas de 39 cidades norte-americanas. É essa edição recuperada, com algumas cenas a mais, que está sendo lançada no Brasil.
A história se concentra numa jóia verde com poderes místicos ilimitados, o Loch-Nar. Ela chega às mãos de uma jovem que tem o potencial para destruí-la e começa a contar histórias passadas em outros mundos e épocas para mostrar a extensão de seu poder.
Tudo isso é um mero pretexto para exibir o virtuosismo visual que se tornou padrão na "Heavy Metal", revista lançada nos EUA em 1976 que se especializou em publicar histórias em quadrinhos de temática adulta.
As narrativas seguem misturando terror, ação, erotismo e fantasia e concluem na melhor trama, "Taarna". O conto mostra uma mulher de uma linhagem de guerreiros que deve vingar o fim de uma raça. Os 27 minutos de animação economizam no diálogo e se concentram na ação.
Nomes de peso do cinema, da música e dos quadrinhos participaram da produção de "Heavy Metal". Um bom exemplo é o roteirista Dan O'Bannon, que criou a história do clássico de ficção científica "Alien, o Oitavo Passageiro". Ele é o autor da sequência inicial, "Aterrissagem Suave". Ivan Reitman, que dirigiu depois os dois "Caça-Fantasmas" e "Space Jam", é o produtor do filme.
Neal Adams e Howard Chaykin, astros dos quadrinhos das décadas de 70 e 80, participaram da concepção do desenho de produção de episódios mostrados no filme.
Além desses, há as bandas de rock que dão o tom às histórias. Black Sabbath, Cheap Trick, Nazareth e Grand Funk Railroad são alguns dos grupos que contribuem para a trilha sonora.

Filme: Heavy Metal, Universo em Fantasia Produção: EUA, 1981, 90 min Direção: Gerald Potterton Quanto: R$ 20, em média


Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Terê
Próximo Texto: Kiss: Estudantes compram ingressos até amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.