São Paulo, quarta, 30 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSIÇÃO
Mostra reúne 276 peças produzidas a partir do século 5º a.C. por povos africanos como os Nok, Yoruba e Igbo
Museu de Paris recebe arte da Nigéria

Divulgação
Peça que compõe exposição `Artes da Nigéria', que acontece em Paris


MARTA AVANCINI
de Paris

A exposição "Artes da Nigéria" é um convite para uma imersão no desconhecido mundo da arte africana. Aberta no Museu de Artes da África e da Oceania, em Paris, a mostra reúne 276 peças produzidas a partir do século 5º a.C.
Esculturas em cerâmica e em bronze, placas e objetos de uso cotidiano compõem um quadro do que teriam sido as culturas de etnias, povos ou civilizações. Entre eles, os mais importantes são os Nok, Yoruba e Igbo.
Assim, a exposição adquire um sentido didático, mas, ao mesmo tempo, permite que o visitante se familiarize com as técnicas e concepções artísticas desses grupos.
A exemplo de outros povos, os Nok tinham na cerâmica sua principal forma de expressão. Eram agricultores que viviam às margens dos rios no norte e no centro da Nigéria entre 500 a.C. e 500 d.C.
Um fragmento da escultura de uma cabeça masculina revela o domínio das formas geométricas, como o cilindro, o cone e a esfera.
Em um período posterior, entre os séculos 12 e 14, os Yoruba que viveram em Ife (sudoeste da Nigéria) usaram a cerâmica para produzir esculturas naturalistas. As peças em bronze incluem todo o período abrangido pela exposição. Em geral, são esculturas e placas.
Muitas peças, como uma placa produzida no Benin entre os séculos 16 e 17, revelam grande habilidade dos artistas. O objeto retrata com detalhes dois guerreiros portando escudos e espadas.
As máscaras prevalecem entre as peças de madeira. Coloridas e ricas em detalhes, representam figuras humanas e animais. Uma das mais interessantes retrata um elefante, única imagem que poderia ser reproduzida. O animal, para os Idoama, está relacionado ao poder dos chefes.

Exposição: Artes da Nigéria
Onde: Museu Nacional das Artes da África e da Oceania (avenida Daumesnil, 293, tel. 01-44-43-8500) Horários: terça a sexta, das 10h às 17h30; sábado e domingo, das 10h às 18h; até 18 de agosto
Quanto: US$ 8

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã