São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA

Conheça "Guerra nas Estrelas", a peça (!)

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

A esta altura, você provavelmente não aguenta mais ouvir falar do novo episódio de "Guerra nas Estrelas" e de "Homem-Aranha", e o pior é que os filmes só estréiam no Brasil nos dias 5 de julho e 17 de maio (16 de maio e 3 de maio aqui nos EUA), respectivamente. Mas os dois sites oficiais dos filmes que devem ser os maiores sucessos deste verão americano estão com novidades.
Começando pelo mais antigo, www.starwars.com, a melhor história da semana é uma peça criada na (onde mais?) Califórnia que sintetiza os três primeiros filmes da cinessérie em 31 minutos no palco. É a "Classic Trilogy", que vem sendo encenada já há algum tempo por alunos da Universidade da Califórnia, a mesma onde se formou George Lucas.
O grupo de Los Angeles é dirigido pelo professor John Blankenchip e já apresentou seu clássico cult instantâneo em lugares importantes, como o Fringe do Festival de Edimburgo, na Escócia. O texto parte dos três primeiros roteiros do diretor e os condensa em meia hora de diálogos.
O custo é mínimo, e a produção, propositadamente mambembe. Os efeitos especiais, por exemplo, resumem-se a pequenas lanternas estrategicamente distribuídas para a platéia; e o mesmo sujeito que interpreta Darth Vader "transforma-se" no wookiee Chewbacca ao virar sua capa do avesso -preta de um lado, de pêlos do outro...
A próxima exibição será na Celebration 2, megaencontro de fãs que acontece neste fim de semana no Centro de Convenções de Indiana, em Indianápolis.
www.sony.com/spider-man é bem menos interessante, falha explicável por se tratar de uma franquia que ainda está em seu primeiro filme e que deve certamente crescer e se multiplicar pelo menos até o final desta década.
O melhor do site é a "Spider-Man Movie Network", em que o fã se credencia e recebe antes dos outros mortais novidades como trailers e detalhes de produtos.
Quem quiser se informar de verdade sobre a versão cinematográfica do quadrinho de Stan Lee, no entanto, tem de navegar por outras águas, mais precisamente os sites não oficiais do antropoaracnídeo. Os dois melhores: * www.ronald-dupont.com/spidey.htm, de um jornalista da Flórida que se considera a versão viva do Homem-Aranha e torce para ser mordido por uma aranha radioativa (é verdade, ele diz isso no site). É um dos únicos a trazer o trailer depois censurado com o herói no World Trade Center; * www.spider-friends.com, que tem o (raro) primeiro episódio da série de animação da TV.

E-mail: sergiodavila@uol.com.br

Site: www.uol.com.br



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Imperdível: Só para os de coração forte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.