São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Ficção policial em clima de plantão

ARTICULISTA DA FOLHA

O crítico Antonio Candido escreveu: "Uma das coisas mais importantes da ficção literária é a possibilidade de "dar voz", de mostrar em pé de igualdade os indivíduos de todas as classes e grupos, permitindo aos excluídos exprimirem o teor de sua humanidade, que de outro modo não poderia ser verificada".
Na literatura policial, nem sempre é a trama que interessa, mas o clima da narrativa, as angústias dos personagens, o jogo humano e o charme do narrador. Na literatura policial brasileira, existe um componente a mais: procura-se entender não apenas as contradições humanas, mas as raízes de tanta violência e desigualdade.
Venício, 41, o narrador de "Informações sobre a Vítima", romance de estréia do delegado aposentado Joaquim Nogueira, tem charme de sobra: não tem telefone nem celular, frequenta botecos em que o café parece ter sido feito de água do esgoto, está sempre em ronda e, quando não está, tem o vício dos policiais de apenas observar os que infringem a lei.
Em seu caminho, surgem personagens cômicos e trágicos, como a escrivã que toca uma delegacia à noite, o informante que fala um português corretíssimo e uma vizinha nissei, seios à mostra.
Sua literatura tem clima de plantão de delegacia. É seca, direta e fria. Sua linguagem é a do mundo fechado e exclusivo da polícia: "Os caras da Homicídios não descobrem nada, aí entra em ação o grande detetive da Horto Florestal e racha o crime".
Nogueira é didático sem parecer chato, conduz a trama com suspense, pistas falsas, em que tudo deve ser observado atentamente. Que ele não pare no primeiro romance. (MARCELO RUBENS PAIVA)


Informações sobre a Vítima     
Autor: Joaquim Nogueira
Editora: Companhia das Letras
Quanto: R$ 29,50 (347 págs.)




Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Literatura: Manoel de Barros e Ruth Rocha ganham Jabuti
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.