São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Audiência do futebol cai 14,3% em 2007

A audiência do futebol está em baixa na televisão, que cada vez paga mais caro para transmiti-lo. A média de todos os jogos da Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Paulista exibidos pela Globo e pela Band neste ano (até o último dia 22) dá 30 pontos, cinco a menos do no mesmo período de 2006, uma queda de 14,3%.
Os maus desempenhos de Corinthians e Palmeiras no Paulista e na Copa do Brasil, o fato de os dois clubes não estarem na Libertadores e o fim das transmissões na Record explicam o resultado. Nem a volta do mata-mata ao Paulista ajudou.
A Globo não se beneficiou no Ibope com o fim da parceria com a Record. Até 23 de abril de 2006, ela transmitiu 12 jogos do Paulista, com média de 26 pontos. A Record exibiu 13 jogos, com sete pontos. No mesmo período de 2007, a Globo mostrou 16 partidas do Paulista, que deram 24 pontos. A Band também exibiu 16 jogos, com cinco pontos. Na soma das emissoras, o ibope do Paulista foi 12% menor neste ano.
A Globo transmitiu dez jogos da Libertadores até 23 de abril de 2006. Na média, deram 31 pontos. Neste ano (sem contar a última quarta), foram só quatro, com média de 26.
Em compensação, a Globo voltou a transmitir a Copa do Brasil (que não exibiu em 2006 em SP). O torneio registra 24 pontos na Globo e cinco na Band. Em 2006, eram só quatro pontos na Record.

REVISÃO 1 O grupo Bandeirantes e a Gamecorp estão discutindo a parceria na qual a segunda ocupa parte da programação do canal 21 de São Paulo, agora chamado de Play TV. A Gamecorp tem como sócio um dos filhos do presidente Lula e a operadora de telefonia Telemar.

REVISÃO 2 A Gamecorp, apesar de estar faturando bem menos do que previa, quer ampliar o espaço que ocupa na programação da Play TV. Mas há um impasse financeiro a ser superado.

SEM BAIXARIA Sem alarde, a sem baixaria TV Cultura está cada vez mais próxima do quinto lugar no ranking das emissoras de TV. Neste mês, superou a popularesca Rede TV! na média diária do Ibope em cinco ocasiões.

CLONAGEM Já que não consegue contratar os galãs da Globo, a Record investe nos irmãos deles. Depois de Thiago Gagliasso (irmão de Bruno), que está em "Luz do Sol", a emissora agora aposta em Jean Fercondini (irmão de Max, o Sérgio de "Páginas da Vida"). Ele será um dos meninos superpoderosos de "Caminhos do Coração", que substituirá "Vidas Opostas".

REVIRAVOLTA A Record decidiu manter no ar o "24 Horas", cujo fim anunciara para a última sexta. O programa fica no ar até esta sexta, com apresentação de Janine Borba _que depois irá para o "Domingo Espetacular". Na semana que vem, o telejornal passa a ser apresentado por Patrícia Maldonado e a ter o formato do "Tudo a Ver". Mas continuará se chamando "24 Horas".


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.