São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Longa de Meirelles abre Festival de Cannes

"Ensaio sobre a Cegueira" entra na disputa pela Palma de Ouro, ao lado de "Linha de Passe", de Walter Salles e Daniela Thomas

Diretor afirma que seu filme é "do tipo ame-o ou deixe-o" e "prepara o espírito" para enfrentar "provável artilharia" após a sessão

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

O filme "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles, abrirá a 61ª edição do Festival de Cannes, no próximo dia 14 de maio, competindo pela Palma de Ouro com outros 21 títulos de diversos países, incluindo o brasileiro "Linha de Passe", de Walter Salles e Daniela Thomas.
Falado em inglês, "Ensaio sobre a Cegueira" (adaptação do livro homônimo de José Saramago), quinto longa de Meirelles ("Cidade de Deus"), é uma co-produção entre Japão, Canadá e Brasil. Foi rodado nos dois últimos países, em 2007, com os atores norte-americanos Julianne Moore e Mark Ruffalo nos papéis principais.
Posição de honra na grade do festival, a sessão de abertura é em geral reservada a um título aguardado mundialmente, exibido fora de competição.

"O Código Da Vinci"
O blockbuster "O Código Da Vinci", por exemplo, abriu a edição 2006. No ano passado, porém, o festival escalou "Um Beijo Roubado", de Wong Kar-wai, para a abertura, também em competição pela Palma -vencida pelo romeno "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias".
Quando o Festival de Cannes divulgou seus competidores, no último dia 23, "Ensaio sobre a Cegueira" estava ausente da lista, porque havia um impasse em torno da participação do filme, anunciada somente ontem.
"Fomos colocados numa espécie de limbo em relação a Cannes", afirma Meirelles.
"Houve um convite para "Ensaio sobre a Cegueira" abrir o festival, mas, para a minha surpresa, o distribuidor francês não aceitou. Ele achava que o filme deveria estar em competição. Só que, em Cannes, em geral, os filmes de abertura não competem", diz o diretor.
O desfecho do impasse -a favor do distribuidor do filme- deixou o cineasta "tão feliz quanto nervoso". Meirelles afirma que ""Ensaio sobre a Cegueira" é um filme do tipo "ame-o ou deixe-o'", cujo perfil "não é o mais adequado para anteceder um coquetel e uma festa".
O diretor prevê que "algumas pessoas se sentirão incomodadas com a história" e diz estar "preparando o espírito para uma provável artilharia".
Meirelles exibiu "Cidade de Deus" fora de competição no Festival de Cannes de 2002.
Estreando agora na competição, ele diz não alimentar expectativas quanto a prêmios. "É um tremendo clichê dizer isso, mas é verdade. Não gosto nem um pouco de cerimônias de premiação, me apavora pensar no risco de ter que subir lá e esquecer de agradecer alguém e ainda ter que parecer inteligente em 30 segundos".
Sobre os integrantes do elenco que devem acompanhá-lo na sessão em Cannes, Meirelles afirma: "Não temos as confirmações, mas certamente Julianne Moore irá. Sei que o casal [de atores] japonês, Yusuke Iseia e Yoshino Kimura quer ir também, mas eles nunca param de trabalhar. [O ator mexicano] Gael García Bernal e [a brasileira] Alice Braga estão sendo convidados. [O ator norte-americano] Danny Glover não perde uma festa, então imagino que deva ir".
Da equipe técnica do filme, irão as produtoras Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck e o fotógrafo Cesar Charlone.
"Tentarei arrastar a Ciça, minha mulher, e meus dois filhos. Em resumo: não tenho confirmação nenhuma, só suposições", diz Meirelles.
"Linha de Passe" deverá ser escalado para os últimos dias do festival, já que o processo de finalização técnica do filme ainda está em andamento.
Na história do Festival de Cannes há dois registros da participação simultânea de dois cineastas brasileiros em competição pela Palma de Ouro: Nelson Pereira dos Santos ("Vidas Secas") e Glauber Rocha ("Deus e o Diabo na Terra do Sol"), em 1964; e novamente Nelson Pereira dos Santos ("Azyllo Muito Louco") e Walter Hugo Khouri ("O Palácio dos Anjos"), em 1970.


Colaborou LUCAS NEVES, da Reportagem Local


Texto Anterior: Literatura: Grupo lança balões com poesias no céu de SP
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.