São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - daniel.castro@grupofolha.com.br

João Miguel Jr./TV Globo
TEREZA RAQUEL VOLTA À GLOBO
Tereza Raquel posa no Projac, onde grava "Caras & Bocas" como uma judia tradicional; fora das novelas da Globo desde 1998, Tereza aparece no ar a partir do dia 11

Governo manterá veto a multiprogramação

O governo federal manterá proibida pelo menos até o final do ano a exploração da multiprogramação de TV digital por emissoras privadas. Multiprogramação é um recurso que permite a uma TV irradiar até quatro sinais em um só canal.
No início de março, o ministro Hélio Costa prometeu regulamentar em dois meses a multiprogramação comercial. Ele reagiu à pressão contra norma do Ministério das Comunicações, de 27 de fevereiro, que diz que apenas as TVs da União (como a TV Brasil) podem explorar multiprogramação.
Mas Costa não deverá cumprir a promessa. Até agora, seu ministério não preparou um único parágrafo dessa regulamentação. A tendência é empurrar o assunto para a Conferência Nacional de Comunicação, em dezembro.
A multiprogramação virou um problema político para o governo. De um lado, Globo, SBT e Record, por meio da Abert (associação das TVs), são contra o mecanismo, porque cria novos canais e, consequentemente, novos concorrentes.
De outro lado, há a Band, a Rede TV! e, principalmente, o Grupo Abril, pró-multiprogramação. O governo não quer desagradar à Abril nem à Globo.
A solução será oferecer à Abril autorização para multiprogramação em caráter científico, mesma solução dada à TV Cultura. Mas o caráter científico impede publicidade, o que a Abril não quer.

LISTA FORTE 1
A estudante Taila Ueoka parou de vazar nomes dos próximos demitidos de "O Aprendiz - Universitário" depois que esta coluna publicou, no último dia 20, os nomes de cinco deles -três confirmados até agora. Ela foi repreendida pela Record, que, em contrato, proíbe os participantes do programa de revelarem seus segredos.

LISTA FORTE 2
Pela lista de Taila, hoje será a vez de Lucas Broch deixar "O Aprendiz". Na próxima terça, deve sair Rafael Pereira.

SEM DRAMATURGIA
A Band desistiu de lançar uma minissérie no segundo semestre. Adiou o plano para 2010. No momento, a ordem na emissora é ajustar as últimas estreias, com prioridade para o programa de Adriane Galisteu.

PERUANO PODEROSO
Galvão França foi afastado ontem, por Silvio Santos, da direção do "Casos de Família", que volta ao ar segunda. Ele se desentendeu com o peruano Rafael Bello, representante do dono do formato do programa.

SEM GRACINHA
Pegou mal no SBT o fato de Hebe Camargo ter recebido Olga Bongiovanni em seu último programa. Olga disputou a vaga de apresentadora do "Casos de Família" com Christina Rocha -que venceu a disputa, mas não foi prestigiada pelo "Hebe".

AUDIÊNCIA FIEL
Pela terceira semana consecutiva, "E24" marcou sete pontos no Ibope da Grande SP. O programa da Band mostra bastidores de prontos-socorros. É atualmente uma das maiores audiências da emissora.


Texto Anterior: José Simão: Are Baba! Pandemia é gripe do panda!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.